Clipping de Relações Internacionais

Sarkozy renomeia Fillon como primeiro-ministro da França

Posted in Europa, Política & Política Externa by Nejme Joma on 15/11/2010

França – BBC News

Um dia depois de aceitar a carta de demissão do primeiro-ministro François Fillon, o presidente francês Nicolas Sarkozy o renomeou para o cargo, na primeira etapa da reorganização do gabinete do governo.

Os outros membros do ministério também apresentaram formalmente suas demissões no último sábado, em preparação para a nova fase.

Em comunicado da Presidência da República, Sarkozy diz que Fillon está encarregado de preparar uma lista com as indicações para o novo governo, que deve ser anunciada até a segunda-feira.

Fillon, por sua vez, reafirmou em nota oficial sua “fidelidade” ao compromisso com Sarkozy, e disse que nos últimos três anos e meio foram feitas “reformas corajosas, apesar de uma dura crise econômica e financeira global”.

“Estou começando uma nova fase com a determinação que permitirá que nosso país fortaleça o crescimento da economia para ajudar os empregos, promover a solidariedade e salvaguardar a segurança do povo francês”, diz a nota.

A mudança do gabinete acontece em meio uma das maiores crises do governo Sarkozy.

A tensão política cresceu na França nos últimos meses com a aprovação da reforma da previdência, cuja proposta de aumentar a idade da aposentadoria de 60 para 62 anos foi contestada por manifestantes em todo o país.

De acordo com pesquisas, a popularidade do presidente está em seu nível mais baixo desde o começo do governo.

Com o novo governo, espera-se que Sarkozy tente reverter seus índices de popularidade na corrida para as próximas eleições presidenciais, em 2012.

Popular

Segundo o correspondente da BBC em Paris Hugh Schofield, Fillon, que já foi ministro da Educação Superior e da Pesquisa e ministro do Trabalho, é percebido pela população francesa como um político calmo e firme.

Ele diz que a popularidade de Fillon costuma ser maior do que a de Sarkozy, que precisaria de uma presença forte no atual momento do governo.

Ainda de acordo com o correspondente, outros políticos de carreira deverão sair definitivamente do governo, como o ministro da Defesa Herve Morin e o ministro de Relações Exteriores Bernard Kouchner, um socialista que recentemente expressou sua discordância com algumas das políticas do gabinete de Sarkozy.

Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/11/101114_sarkozy_governo_pm_cc.shtml

Tagged with: , , ,

Comentários desativados em Sarkozy renomeia Fillon como primeiro-ministro da França

%d blogueiros gostam disto: