Clipping de Relações Internacionais

BC vai intimar até sexta ex-diretores do Panamericano

Posted in Economia, Comércio & Finanças, Regiões by Nejme Joma on 15/11/2010

Mundo – Estadão – 15/11/2010.

O Banco Central (BC) vai intimar até sexta-feira os ex-diretores do Banco Panamericano para que expliquem as inconsistências contábeis que levaram a instituição a acumular um rombo de R$ 2,5 bilhões. A autoridade já encontrou indícios suficientes para abrir um processo administrativo contra os executivos. O primeiro passo é a intimação. Eles terão entre 15 e 30 dias para se defender.

Também até o fim desta semana, o BC encerrará as investigações dentro do banco. O resultado será enviado para o Ministério Público em São Paulo. Técnicos do BC entraram no Panamericano em meados de setembro, depois de identificar problemas na contabilidade. Segundo o BC, o Panamericano tinha uma estrutura de despesas incompatível com as receitas. Com isso, apurava seguidos prejuízos, que eram mascarados pelas fraudes contábeis. A principal delas era a não contabilização da venda de carteiras de crédito para outras instituições financeiras (normalmente de grande porte, como Bradesco, Itaú, Santander e HSBC).

O Panamericano continuava computando como sua as receitas decorrentes desses empréstimos, inflando os resultados e encobrindo os prejuízos. Ainda não se sabe por que o banco acumulava perdas. Umas das hipóteses é a concessão de empréstimos em um ramo altamente arriscado: automóveis usados. A antiga diretoria do banco era encabeçada por Rafael Palladino – diretor superintendente, primo de Íris, mulher do empresário Silvio Santos – e Wilson Roberto de Aro, diretor financeiro. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/15112010/25/economia-bc-intimar-ate-sexta-ex.html

Comentários desativados em BC vai intimar até sexta ex-diretores do Panamericano

%d blogueiros gostam disto: