Clipping de Relações Internacionais

Líderes do Apec apóiam “medidas concretas” para TLC regional

Posted in Economia, Comércio & Finanças, Regiões by Nejme Joma on 14/11/2010

Yokohama (Japão), 14 nov (EFE).

O Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec) aprovou neste domingo “tomar medidas concretas” para rumo a um acordo de livre-comércio na região, que demonstrou “crescente influência” e “resistência” frente à crise.

Ao término de sua reunião anual de dois dias em Yokohama (Japão), os líderes dos 21 membros de Apec indicaram que o Acordo de Livre-Comércio da Ásia-Pacífico (FTAAP), base de uma futura integração econômica na região, pode ser obtido mediante “vias” como o Acordo Estratégico Transpacífico de Associação Econômica (TTPA), respaldado pelos EUA e do qual o Chile participa.

Ladeado pelo resto de dirigentes, o primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, detalhou os principais pontos da chamada “Visão de Yokohama”, uma declaração na qual o Apec se compromete a “conseguir uma economia regional mais integrada e um crescimento forte, sustentada e equilibrada” na região.

Perante os pedidos de novas adesões no fórum, entre elas da Colômbia, a Apec assinalou que vai continuar “revisando” esta questão, sem marcar datas.

Os líderes de algumas economias que superam 50% do PIB mundial indicaram que o futuro acordo de livre-comércio regional, para o qual também não marcam data, deve incluir “assuntos de comércio de nova geração e investimento”.

Além da chamada “Visão de Yokohama”, a cúpula do Apec aprovou outros três documentos, entre eles uma estratégia de crescimento para a região que será avaliada em 2015 e que vai em linha com o apelo realizado esta semana pelo G20 a favor de um crescimento “forte, sustentável e equilibrado”.

Outro documento divulgado se refere às chamadas metas de Bogor, aprovadas em 1994 na Indonésia e que deviam avaliar este ano a liberalização nas economias avançadas.

Finalmente, com vistas à meta de conseguir um TLC regional, o Apec concluiu que é possível consegui-lo mediante vias já existentes como o citado TPPA ou os Asean+3 e Asean+6.

O Apec é integrado por Austrália, Brunei, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Filipinas, Hong Kong, Indonésia, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Peru, Rússia, Cingapura, Taiwan, Tailândia e Vietnã. EFE

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/14112010/40/mundo-lideres-apec-apoiam-medidas-concretas.html

Tagged with: , , , , , ,

Comentários desativados em Líderes do Apec apóiam “medidas concretas” para TLC regional

%d blogueiros gostam disto: