Clipping de Relações Internacionais

Mais de mil pessoas protestam contra a China no início da cúpula da Apec

Posted in Ásia & Oceania, Política & Política Externa by Nejme Joma on 13/11/2010

Yokohama (Japão), 13 nov (EFE).

Mais de mil pessoas se manifestaram neste sábado contra a China no início da cúpula de líderes do Fórum de Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Apec), na cidade japonesa de Yokohama.

Liderados por grupos nacionalistas japoneses, os ativistas exibiram bandeiras do país e cartazes contra o “imperialismo” chinês, no meio de slogans contra a presença chinesa nas disputadas ilhas Diaoyu-Senkaku, reivindicadas por Tóquio e Pequim.

Também acusaram o próprio Governo japonês de manter uma diplomacia fraca com a China.

As relações entre os países atravessam um momento de forte tensão por causa da disputa pelas Diaoyu-Senkaku, agravada em setembro pela detenção de um navio pesqueiro chinês pela guarda litorânea japonesa.

Os protestos transcorreram sem incidentes nos arredores do centro de convenções de Yokohama, onde neste sábado teve início a cúpula anual de dois dias dos líderes das 21 economias da Apec, entre eles o presidente da China, Hu Jintao.

Em outros lugares de Yokohama ocorreram concentrações isoladas de grupos anti-globalização para protestar contra a Apec e sua política comercial, que procura fomentar o livre-comércio na região.

Entre os governantes que participam da cúpula, que começou um dia depois do G20, está o presidente americano, Barack Obama; o russo, Dmitri Medvedev; o mexicano, Felipe Calderón; o peruano, Alan García; e o chileno, Sebastián Piñera. EFE

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/13112010/40/mundo-mil-pessoas-protestam-china-no.html

Tagged with: , , , ,

Comentários desativados em Mais de mil pessoas protestam contra a China no início da cúpula da Apec

%d blogueiros gostam disto: