Clipping de Relações Internacionais

Anistia Internacional quer Bush processado por aprovar ‘submarino’

Posted in Américas, Direitos Humanos by Nejme Joma on 10/11/2010

WASHINGTON (AFP) – 10/11/2010.

A Anistia Internacional convocou o governo americano a processar o ex-presidente George W. Bush, que em suas memórias publicadas nesta terça-feira conta que ordenou submeter prisioneiros interrogados à “simulação de afogamento”, hoje considerada tortura pela CIA.

“A confissão do presidente Bush” é “suficiente para desencadear a obrigação internacional que os Estados Unidos têm de investigar esta confissão e de levá-lo à justiça”, disse Rob Freer, chefe da Anistia Internacional, em um e-mail à AFP.

Em seu livro, Bush conta que autorizou a CIA a usar a tortura conhecida como “simulação de afogamento” ou “submarino” contra o autoproclamado cérebro dos ataques de 11 de setembro, Khaled Cheikh Mohammed.

Em suas memórias, o ex-presidente afirma que, segundo seu departamento de Justiça, a “simulação de afogamento” não era uma tortura.

Entretanto, atualmente a CIA considera que o “submarino” é uma “tortura” e ter submetido os prisioneiros a isso foi “um erro”.

Por sua vez, o representante americano Jerrold Nadler disse estar “escandalizado” pelas revelações de Bush e convocou o secretário de Justiça, Eric Holder, a nomear um procurador especial para investigar os fatos.

Disponível em:http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/101109/mundo/eua_pol__tica_literatura_gente_dh

Comentários desativados em Anistia Internacional quer Bush processado por aprovar ‘submarino’

%d blogueiros gostam disto: