Clipping de Relações Internacionais

Chávez nacionaliza filial de fabricante de garrafas dos EUA

Posted in Américas, Política & Política Externa by Lucas S. on 26/10/2010

Caracas – Reuters – 26/10/10

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, ordenou na segunda-feira a expropriação da filial local de uma fabricante de garrafas norte-americana, a Owens-Illinois, como parte de seus planos de nacionalizar grande parte dos setores de processamento e distribuição de alimentos.

Desde as eleições no mês passado — que deixaram o partido do presidente, de linha socialista, com uma maioria reduzida no Parlamento –, Chávez nacionalizou uma grande fábrica de fertilizantes, uma empresa de lubrificantes para motores e uma grande propriedade de terra que pertencia a uma rica família britânica.

“Exproprie… a empresa de capital norte-americano que já está aqui há anos explorando os trabalhadores, destruindo o meio-ambiente”, disse ele sobre o Owens-Illinois, pela televisão. O presidente anunciou a decisão durante a noite, apenas algumas horas depois de retornar de uma visita a países amigos, incluindo Rússia e Irã.

Durante seus quase 12 anos no governo, Chávez estatizou progressivamente a economia em uma tentativa de aliviar a pobreza. Críticos dizem que seu sucesso em reduzir o número de famílias pobres advém dos altos preços do petróleo, e não de suas políticas socialistas.

A Owens-Illinois foi fundado em 1903 e agora produz garrafas e jarras na Ásia, na Europa e nas Américas. O governo geralmente oferece compensação pelas propriedades que são nacionalizadas.

Acesso: 26/10/10

Disp.: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPE69P03O20101026

Comentários desativados em Chávez nacionaliza filial de fabricante de garrafas dos EUA

%d blogueiros gostam disto: