Clipping de Relações Internacionais

China reprime protestos e busca melhorar relações com Japão

Posted in Ásia & Oceania, Política & Política Externa by Emilia C. de Paula on 24/10/2010

China – Reuters – 24/10/10.

A polícia chinesa reprimiu protestos contra o Japão na cidade de Lanzhou, nordeste da China, por causa de uma disputa territorial que aumentou as tensões entre as duas maiores economias da Ásia.

O protesto, com cerca de 200 pessoas reivindicando uma posição mais firme de seu país contra o Japão, é o mais recente de várias manifestações de milhares de chineses e japoneses na semana passada por conta do status de algumas ilhas, cuja posse é disputada por ambos os países.

Em um sinal de que os dois governos estão tentando, até certo ponto, reduzir as tensões, os ministros de Relações Exteriores divulgaram notas encorajando a cooperação nos últimos dois dias.

O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China, Ma Zhaoxu, comentou um comunicado do ministro das Relações Exteriores do Japão, Seiji Maehara, sobre o empenho para que os países estreitem seus laços.

“Esperamos que o Japão trabalhe conosco em um empenho conjunto para manter e avançar uma relação bilateral com benefícios mútuos,” disse Ma, em nota publicada no website do ministério no sábado.

O Ministro do Comércio do Japão, Akihiro Ohata, disse no domingo a Jiang Yaoping, vice-ministro de Comércio da China em visita a Tóquio para um fórum, que pare de restringir a exportação de metais raros, segundo a agência de notícias japonesa Kyodo.

A China negou ter reduzido as exportações para o Japão por motivos políticos, e afirmou que restringiu a produção e exportação de metais raros para evitar o esgotamento de suas reservas e o consequente dano ao ambiente.

(Por Maxim Duncan)

Disponível em:

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPE69N01P20101024

Comentários desativados em China reprime protestos e busca melhorar relações com Japão

%d blogueiros gostam disto: