Clipping de Relações Internacionais

China e Coreia do Norte complicam segurança do Japão (premier)

Posted in Ásia & Oceania, Segurança Nacional & Defesa by Nejme Joma on 24/10/2010

TÓQUIO (AFP) -24/10/2010.

A segurança do Japão se complicou devido à crescente presença naval da China e ao programa de desenvolvimento nuclear e de mísseis da Coreia do Norte, declarou neste domingo o primeiro-ministro japonês, Naoto Kan.

“A segurança do Japão se complica por causa de inquietações causadas pelo desenvolvimento de armas nucleares da Coreia do Norte e da crescente presença naval da China e da modernização de seu Exército”, declarou Kan durante um desfile militar perto de Tóquio.

“As forças de defesa (Exército) devem efetivamente estar preparadas para enfrentar todas as situações”, acrescentou o primeiro-ministro.

Segundo um jornal sul-corenano, Chosun Ilbo, que cita uma fonte governamental anônima, a Coreia do Norte parece se preparar para um terceiro teste nuclear. Uma hipóstese que o ministro sul-coreano da Unificação, Hyun In-Taek, considerou na sexta-feira pouco provável, ainda que, segundo ele, não deva ser descartada.

Estas declarações ocorrem em um contexto de crescente tensão entre China e Japão devido a um litígio sobre algumas ilhas cuja soberania é disputada entre os dois países.

A apreensão das autoridades japonesas, no início de setembro, nesta mesma área de um pesqueiro chinês após uma colisão com a guarda costeira japonesa desatou uma crise entre Tóquio e Pequim e exacerbou o nacionalismo nos dois países.

Dentro desse contexto, Kan ressaltou a importância para seu país de reforçar sua aliança com os Estados Unidos. “Gostaria de aprofundar a aliança em uma forma apropriada para o século XXI”, disse.

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/101024/mundo/jap__o_china_ncoreia_defesa

Comentários desativados em China e Coreia do Norte complicam segurança do Japão (premier)

%d blogueiros gostam disto: