Clipping de Relações Internacionais

Submarino nuclear é rebocado após encalhar perto da Escócia

Posted in Europa, Segurança Nacional & Defesa by Emilia C. de Paula on 22/10/2010

LONDRES – Reuters – 22/10/10.

Um novo submarino britânico movido a energia nuclear foi rebocado depois de encalhar na sexta-feira na costa noroeste da Escócia, segundo o Ministério da Defesa.

O HMS Astute, o primeiro de uma classe de submarinos nucleares que passava por testes no mar, ficou preso nas rochas perto da ilha de Skye, em um acidente embaraçoso para a Marinha da Grã-Bretanha.

A Marinha teve de esperar horas para que a maré subisse antes de os rebocadores levarem o submarino para águas profundas.

“Dois rebocadores levaram (o submarino) para a maré alta”, disso um porta-voz da Marinha, acrescentando que a embarcação será examinada para que quaisquer danos sejam identificados.

O Astute, recém-inaugurado, é movido a energia nuclear, mas não carrega armas nucleares. Os mísseis nucleares da Grã-Bretanha são transportados por quatro submarinos da classe Vanguard.

“Não é um incidente nuclear”, esclareceu um porta-voz. “Não há ferimentos para o pessoal, e o submarino é à prova d’água.”

O submarino ficou preso, por causas desconhecidas, durante a troca rotineira de tripulação.

“Em certo momento ele tocou o leme no fundo e eles (tripulantes) não foram capazes de tirá-lo imediatamente”, explicou o porta-voz.

“Não há nenhum problema nuclear, nenhum impacto ambiental, ninguém ficou ferido”, acrescentou.

(Por Stefano Ambrogi)

Disponível em:

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPE69L0AS20101022

Comentários desativados em Submarino nuclear é rebocado após encalhar perto da Escócia

%d blogueiros gostam disto: