Clipping de Relações Internacionais

Ministros da Apec acertam aumento de produção de alimentos e comércio

Posted in Ásia & Oceania, Economia, Comércio & Finanças by Nejme Joma on 17/10/2010

Tóquio, 17 out (EFE).

A primeira reunião ministerial do Fórum de Cooperação Ásia-Pacífico (Apec) sobre segurança alimentar terminou hoje em Niigata (oeste do Japão) com uma declaração conjunta a favor de aumentar a capacidade de produção de alimentos e facilitar o comércio agrícola.

Os ministros de Agricultura dos 21 países da Apec adotaram a Declaração de Niigata sobre segurança alimentar e um plano de ação para prevenir a escassez de alimentos, em sua reunião de dois dias que concluiu hoje.

“Aumentar a disponibilidade de alimentos suficientes, seguros e nutritivos na região de Apec através da expansão da oferta, consolidando comunidades rurais viáveis, será necessário para tratar um possível desequilíbrio na oferta-demanda de alimentos derivado de um futuro aumento da população”, indica a declaração.

O texto ressalta também a necessidade de um desenvolvimento agrícola sustentável com novas tecnologias e a importância de criar mecanismos para promover os investimentos em agricultura, melhorar o comércio de produtos alimentícios e fortalecer a confiança nos mercados.

Esta reunião realizada durante dois dias no Japão é a primeira ao seio da Apec que trata o tema da segurança alimentar, algo que esteve motivado pela necessidade de fortalecer o abastecimento de produtos agrícolas perante o aumento da demanda, o que já causou problemas com a alta do preço de alguns cereais desde 2007.

As conclusões adotadas hoje sentam as bases para a reunião de chefes de Estado e do Governo da Apec, que será realizada em novembro na cidade japonesa de Yokohama.

A Apec é integrado pela Austrália, Brunei, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Filipinas, Hong Kong, Indonésia, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Peru, Rússia, Cingapura, Tailândia, Taiwan e Vietnã. EFE

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/17102010/40/economia-ministros-da-apec-acertam-aumento.html

Comentários desativados em Ministros da Apec acertam aumento de produção de alimentos e comércio

%d blogueiros gostam disto: