Clipping de Relações Internacionais

Otan admite ter facilitado ida de alto líder do Taliban a Cabul

Posted in Oriente Médio, Terrorismo by Nejme Joma on 15/10/2010

LONDRES (Reuters) – 15/10/2010.

As forças estrangeiras lideradas pela Otan facilitaram a passagem de um alto comandante do Taliban até Cabul para manter conversações com o governo afegão, disse nesta sexta-feira o comandante das tropas da Otan e dos EUA no Afeganistão, o general norte-americano David Petraeus.

Petraeus disse que a iniciativa foi parte do apoio da Otan e dos EUA às negociações de reconciliação empreendidas pelo presidente afegão, Hamid Karzai, com o Taliban. Petraeus é comandante da Força Internacional para Assistência à Segurança (Fias), a unidade militar liderada pela Otan no Afeganistão

“Em certo aspecto nós de fato facilitamos isso, considerando que não é preciso dizer que não seria das tarefas mais fáceis para um alto comandante do Taliban entrar no Afeganistão e ir para Cabul se a Fias não estivesse… a par disso e, portanto, permitisse que se realizasse”, disse ele a uma plateia em Londres.

“Isso é o máximo que posso dizer sobre esse assunto neste momento”, acrescentou.

Petraeus afirmou que vários líderes “muito alto” do Taliban tinham tentado se comunicar com o governo afegão e de outros países envolvidos no Afeganistão. Contudo, ele disse que as conversas eram na realidade preliminares.

“Elas certamente não seriam elevadas a ponto de poderem ser chamadas de negociações”, afirmou.

Na quinta-feira os líderes da Otan e dos EUA disseram estar prontos a ajudar o presidente afegão, Hamid Karzai, a buscar esforços de reconciliação com o Taliban.

O Paquistão afirmou nesta sexta-feira estar disposto a auxiliar nessas conversações.

(Reportagem de Mohammed Abbas)

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/101015/mundo/mundo_afeganistao_taliban_petraeus

Comentários desativados em Otan admite ter facilitado ida de alto líder do Taliban a Cabul

%d blogueiros gostam disto: