Clipping de Relações Internacionais

Conselho afegão pede fim das operações da Otan em áreas de negociação

Posted in Oriente Médio, Paz & Conflito by Nejme Joma on 14/10/2010

CABUL (AFP) – 14/10/2010.

O Alto Conselho para a Paz, a entidade afegã responsável por estabelecer contatos com os insurgentes para tentar acabar com a guerra, pediu à Otan o fim das operações em regiões onde os talibãs estejam dispostos a negociar com o governo.

“O apoio da Otan ao processo de paz é essencial”, afirmou Mahsoom Stanikzai, secretário-geral do Alto Conselho para a Paz, antes de explicar como a força internacional pode favorecer as discussões.

“A Otan deve suspender as operações militares em uma região quando a oposição local (os insurgentes) estiver disposta a negociar”, completou.

“A Otan também deve fazer mais para reduzir as perdas civis com o objetivo de que estas perdas não sejam utilizadas como argumento pelos insurgentes para recrutar mais combatentes”, disse Stanikzai.

Ele também defendeu a aceleração da formação das tropas afegãs, que segundo o secretário devem assumir o mais rápido possível o lugar das tropas estrangeiras com o objetivo de mostrar que a presença destas “não é uma ocupação, e sim que estão aqui para ajudar os afegãos”.

O Alto Conselho para a Paz tem 68 membros, todos escolhidos pelo presidente Hamid Karzai.

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/101014/mundo/afeganist__o_conflito_otan_paz_talib__s

Tagged with: , , , ,

Comentários desativados em Conselho afegão pede fim das operações da Otan em áreas de negociação

%d blogueiros gostam disto: