Clipping de Relações Internacionais

Portugal diz que se unirá ao Brasil por reforma na ONU

Posted in Organizações Internacionais & Regionais, Paz & Conflito, Regiões by samararw on 13/10/2010

Rádio ONU –  13/10/2010

Secretário de Estado da Cooperação e Negócios Estrangeiros português contou à Rádio ONU que receberá secretário-geral do Itamaraty, Antônio Patriota, em Lisboa, para discutir renovação do Conselho de Segurança já nesta segunda-feira.

Conselho de Segurança

Logo após ser eleito para um assento não-permanente no Conselho de Segurança, nesta terça-feira, Portugal informou que irá estabelecer uma “concertação” com o Brasil para pedir a reforma do órgão.

A notícia foi dada à Rádio ONU pelo Secretário de Estado da Cooperação e Negócios Estrangeiros português, João Gomes Cravinho.

Grande Proximidade

“Teremos uma cooperação muito especial com o Brasil. Terei o prazer, já na próxima segunda-feira, de receber em Lisboa, o secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Antônio Patriota. E começa já na segunda-feira o nosso trabalho de concertação com o Brasil. Claro que há uma diferença entre Portugal e o Brasil no Conselho de Segurança.

O Brasil é candidato a membro-permanente. E nós julgamos que é de elementar justiça, para além de trabalharmos com grande proximidade com o Brasil, é de elementar justiça também trabalharmos para uma reforma do Conselho de Segurança em que o Brasil seja um membro-permanente”, afirmou.

O Brasil foi eleito para um assento rotativo no ano passado. O mandato do país no Conselho irá expirar no fim de 2011. Portugal, que assume a vaga em 1º de janeiro, atuará ao lado do Brasil e mais 13 países-membros do órgão.

Além de Portugal, foram eleitos nesta terça-feira, Alemanha, África do Sul Colômbia e Índia para o biênio 2011-2012. Esses assentos não têm direito a veto.

Apenas cinco países são membros-permanentes no Conselho de Segurança: China, França, Grã-Bretanha, Estados Unidos e Rússia.

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

 

Disponível em: http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/186270.html. Acesso em 13/10/2010

Comentários desativados em Portugal diz que se unirá ao Brasil por reforma na ONU

%d blogueiros gostam disto: