Clipping de Relações Internacionais

OEA destaca limpeza e transparência das eleições na A.Latina

Posted in Américas, Política & Política Externa by Nejme Joma on 12/10/2010

México, 11 out (EFE).

O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, destacou nesta segunda-feira a limpeza e transparência das eleições realizadas na América Latina, algo que ele vinculou ao desenvolvimento regional.

“As mais de 50, quase 60 eleições que observamos na América foram limpas, transparentes e concorridas”, afirmou Insulza na abertura do Fórum da Democracia Latino-Americana, realizado no México.

O organismo apresentará amanhã, dentro do fórum, seu segundo relatório sobre a Democracia na América Latina.

Neste encontro, promovido pela ONU, pela OEA e pelo Instituto Federal Eleitoral mexicano (IFE), ocorre até quarta-feira com a presença de destacados conferentes internacionais.

A análise é resultado de uma consulta com atores relevantes de 18 países da região sobre o poder e os efeitos das desigualdades extremas na democracia.

Insulza ressaltou que a adoção de práticas democráticas nas sociedades latino-americanas tem muito a ver com o “bom momento” pelo qual passa a região. Para ele, o avanço se deve ao desenvolvimento econômico e político.

No entanto, o secretário-geral adverte sobre a existência de grupos criminosos organizados, ameaças contra a ordem democrática cujo combate deve ser encarado como um “enorme desafio” para consolidar o conseguido até agora. EFE

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/12102010/40/mundo-oea-destaca-limpeza-transparencia-das.html

Comentários desativados em OEA destaca limpeza e transparência das eleições na A.Latina

%d blogueiros gostam disto: