Clipping de Relações Internacionais

Líderes japonês e chinês não devem fazer reunião bilateral em Bruxelas

Posted in Ásia & Oceania, Política & Política Externa by Nejme Joma on 03/10/2010

Tóquio, 3 out (EFE).

O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, disse hoje que não prevê manter uma reunião bilateral com seu colega chinês, Wen Jiabao, durante a cúpula Ásia-Europa de Bruxelas, após o recente incidente diplomático vivido entre ambos os países.

Kan fez esses comentários aos jornalistas pouco antes de partir hoje de Tóquio para Bruxelas para a cúpula Ásia-Europa (Asem), realizada entre a União Europeia (UE) e os 21 países da Ásia e Oceania entre os dias 4 e 5 de outubro, segundo informou a agência local “Kyodo”.

A imprensa japonesa tinha especulado com um possível encontro bilateral de Wen e Kan destinado a aparar asperezas após os recentes atritos por causa da captura de um pesqueiro chinês e a retenção durante 15 dias de seu capitão em território japonês.

No entanto, o primeiro-ministro japonês deixou claro hoje que não está prevista, ao mesmo tempo em que ressaltou que explicará aos líderes reunidos em Bruxelas o incidente com a China, que envolveu, além do pesqueiro, duas patrulheiras japonesas.

O primeiro-ministro japonês deve manter encontros bilaterais com o presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, e o líder francês, Nicolas Sarkozy, apesar de não participar da sessão plenária da cúpula prevista para terça-feira, segundo a “Kyodo”.

“É necessário explicar a fundo a posição de nosso país sobre o incidente com a China”, disse Kan. EFE

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/03102010/40/mundo-lideres-japones-chines-nao-devem.html

Comentários desativados em Líderes japonês e chinês não devem fazer reunião bilateral em Bruxelas

%d blogueiros gostam disto: