Clipping de Relações Internacionais

França ignora Parlamento Europeu e diz que continuará a deportar ciganos

Posted in Europa, Política & Política Externa by Leila Yatim on 10/09/2010

França – EFE – 10/09/2010.

O ministro de Imigração da França, Eric Besson, ignorou as severas críticas dos deputados do Parlamento Europeu sobre a política de expulsão de ciganos do governo de Nicolas Sarkozy e disse nesta quinta-feira, 8, que Paris não as suspenderá. Segundo ele, o Parlamento “ultrapassou suas prerrogativas”.

“Está descartada (a hipótese) de que a França suspenda as reconduções aos países de origem, sejam romenos, búlgaros ou outros cidadãos”, afirmou Besson a partir de Bucareste em declarações emitidas pela emissora de rádio francesa RTL.

O ministro, que estava na capital romena junto ao secretário de Estado de Assuntos Europeus francês, Pierre Lellouche, para discutir com as autoridades do país precisamente as expulsões de ciganos romenos, defendeu que esses procedimentos se ajustam ao direito europeu. “A França aplica o direito europeu, respeita a lei republicana francesa e as decisões judiciais”, justificou.

Nesta quinta, o Parlamento exigiu que a França “suspenda imediatamente” a expulsão de ciganos e expressou oficialmente sua “profunda preocupação” com a política de combate à criminalidade e à imigração ilegal criada pelo presidente Sarkozy.

O órgão alega que toda repatriação que não analisada “individualmente” viola as normas europeias, portanto não podem ocorrer expulsões generalizadas por causa de etnia ou nacionalidade. Neste sentido, ressalta que as “expulsões maciças” são “proibidas pela Carta Europeia de Direitos Fundamentais e pela Convenção Europeia para a Proteção dos Direitos Humanos”.

Disponível em: http://www.itamaraty.gov.br/sala-de-imprensa/selecao-diaria-de-noticias/midia-internacional/espanha/agencia-efe/2010/09/10/franca-ignora-parlamento-europeu-e-diz-que

Acesso em: 10/09/2010.

Comentários desativados em França ignora Parlamento Europeu e diz que continuará a deportar ciganos

%d blogueiros gostam disto: