Clipping de Relações Internacionais

AIEA convida Israel a aderir a Tratado de Não-Proliferação Nuclear

VIENA – Estadao – 03/09/2010

O diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) convidou Israel a considerar sua adesão ao Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP), o que deixaria todas as suas instalações atômicas sob inspeções da agência, informou um relatório da agência nesta sexta-feira, 3.

O texto afirma que o diretor-geral Yukiya Amano se reuniu com líderes israelenses durante uma visita ao país, no mês passado, para discutir uma iniciativa árabe destinada a pressionar o Estado judeu a aderir ao TNP.

Mantendo-se à margem do tratado, Israel preserva o segredo sobre seu programa nuclear, o que incomoda seus vizinhos. Acredita-se que o país possua o único arsenal atômico do Oriente Médio, algo que Israel não confirma nem desmente.

O tema deve ser debatido novamente pelo conselho diretor da AIEA e pela assembleia-geral da entidade ainda neste mês, em Viena. O relatório de Amano foi preparado como subsídio a essas reuniões.

Países ocidentais que veem o Irã como principal ameaça regional ao regime de não-proliferação nuclear dizem que a pressão contra Israel pode pôr em risco medidas mais amplas com vistas à eliminação das armas de destruição em massa no Oriente Médio.

Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,aiea-convida-israel-a-aderir-a-tratado-de-nao-proliferacao-nuclear,604717,0.htm Acesso em: 03/09/2010

Comentários desativados em AIEA convida Israel a aderir a Tratado de Não-Proliferação Nuclear

%d blogueiros gostam disto: