Clipping de Relações Internacionais

Podemos alcançar paz estável, não só cessar-fogo, diz Netanyahu

Posted in Oriente Médio, Paz & Conflito by Nejme Joma on 29/08/2010

Jerusalém, 29 ago (EFE).-

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, assegurou hoje que é possível alcançar uma paz duradoura e não só um cessar-fogo temporário, em um discurso diante do último conselho de ministros antes de viajar para Washington com o objetivo de retomar as negociações com os palestinos.

“Estou convencido de que, se a liderança palestina levar as negociações tão a sério como nós, podemos alcançar um acordo estável, e não só um pacto para um cessar-fogo tático entre duas guerras”, disse aos ministros o chefe de Governo, informaram meios de imprensa locais.

Seu objetivo diante das conversas de paz, que serão relançadas na próxima quinta-feira após um ano e meio de estagnação, será: “alcançar uma paz baseada na estabilidade para nós e para os nossos filhos”, declarou.

O chefe do Executivo e líder do partido conservador Likud não fez nenhuma referência à demanda palestina de parar a construção nas colônias judias na Cisjordânia e Jerusalém Oriental, primeiro empecilho com o qual ao diálogo de paz.

Em 26 de setembro, poucas semanas após Netanyahu se sentar à mesa de negociação com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, chegará ao fim à paralisação parcial da ampliação dos assentamentos na Cisjordânia declarada por Israel há nove meses para criar um clima que conduzisse ao diálogo.

Netanyahu se mostrou publicamente contrário a renovação da moratória e também não apoiou a proposta de seu vice-primeiro-ministro, Dan Meridor, de que a construção nas colônias deva parar. EFE

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/29082010/40/mundo-alcancar-paz-estavel-nao-so.html

Comentários desativados em Podemos alcançar paz estável, não só cessar-fogo, diz Netanyahu

%d blogueiros gostam disto: