Clipping de Relações Internacionais

Aumentam as chances de parlamento sem maioria na Austrália

Posted in Ásia & Oceania, Sistemas Políticos by Emilia C. de Paula on 22/08/2010

Austrália – BBC – 21/08/10.

Com cerca de 75% dos votos contados neste sábado a Comissão Eleitoral Australiana afirma que a disputa segue acirrada entre o governista Partido Trabalhista e a oposição conservadora.

Analistas dizem que é alta a possibilidade de um parlamento dividido, sem que um único partido conquiste sozinho a maioria.

Projeções da TV australiana ABC sugerem que nenhum dos dois partidos deve conquistar os 76 assentos necessários para comandar o parlamento do país.

A última vez que o país teve um parlamento dividido foi em 1940.

Disputa

A atual premiê do país, Julia Gillard disse que pode levar alguns dias para que o resultado do pleito seja conhecido e que os partidos independentes podem exercer papel fundamental na composição do novo governo.

Gillard se tornou primeira-ministra em junho passado, depois substituir o então primeiro-ministro Kevin Rudd na liderança do Partido Trabalhista.

Mas ela vem perdendo popularidade por causa de várias questões, que incluem a maneira usada para tomar o posto de Rudd na liderança do partido, e sua política de governo para mudanças climáticas.

O líder da oposição conservadora, Tony Abbott, disse que este seria “um dia para tirar pelo voto um governo ruim”.

“É um dia no qual podemos votar a favor de um governo competente que respeite o contribuinte”, disse ele ao votar em Sydney.

Apelidade de “monge maluco” por ter estudado por um breve período para tornar-se padre, Abott tem posição contrária a temas como aborto, união de pessoas do mesmo sexo e declara-se cético em relação às mudanças climáticas.

Analistas dizem que durante a campanha ele buscou se apresentar ao eleitor como uma alternativa segura ao atual Partido Liberal, que vem registrando disputas internas.

Gillard espera que a forma como o governo australiano lidou com a crise economica mundial – A Austrália recuperou-se rapidamente – seja recompensada com uma vitória nas urnas.

Disponível em:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/08/100821_australia_rc.shtml

Comentários desativados em Aumentam as chances de parlamento sem maioria na Austrália

%d blogueiros gostam disto: