Clipping de Relações Internacionais

Chávez e Santos à procura da paz na casa de Bolívar

  Colômbia – Diário de Notícias – 11/08/2010

O Presidente venezuelano foi ontem recebido pelo novo  líder colombiano, numa altura de tensão entre os dois países vizinhos.

A quinta de San Pedro Alejandrino em Santa Marta, última residência do libertador das Américas Simón Bolívar (1783-1830), foi o palco escolhido para outro momento que se queria histórico. O primeiro encontro entre o novo Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e o seu homólogo venezuelano Hugo Chávez, numa altura em que as relações entre os dois países estão cortadas pelas acusações de Bogotá de que a Venezuela alberga guerrilheiros das FARC.

“Encontramo-nos num lugar histórico para procurar restabelecer as relações entre dois países irmãos (…) de forma firme e durável”, disse Santos à chegada. “Faremos tudo ao nosso alcance para que assim seja”, acrescentou o novo mandatário, que tomou posse no sábado, dias após a Venezuela romper relações acusando Bogotá de mentir. Em causa as provas apresentadas pelo anterior governo, de Álvaro Uribe, que alegadamente revelam a existência de acampamentos das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

Antes do início da cimeira bilateral, Chávez mostrou-se também disposto a conseguir a paz “custe o que custar” com os vizinhos e importantes parceiros económicos. O líder venezuelano referiu que na casa de Bolívar, os dois países iam começar “a construir o que foi desmoronado”. Num curto discurso no aeroporto, Chávez indicou ainda que ia à Colômbia “ratificar” o seu “amor eterno” pelo país.

A reunião começou com um encontro privado entre os dois presidentes, estando prevista depois a entrada dos ministros dos Negócios Estrangeiros – o venezuelano Nicolás Maduro e a colombiana María Ánela Holguín (ex-embaixadora em Caracas – e do secretário-geral da União Sul-Americana (Unasur), o ex-presidente argentino Néstor Kirchner, que se ofereceu como mediador. A reunião decorria ainda à hora de fecho desta edição.

O encontro na cidade portuária de Santa Marta (a norte de Bogotá) esteve rodeado de fortes medidas de segurança, tendo sido enviados para o local 3500 polícias. Helicópteros e navios patrulhavam o espaço aéreo e marítimo, tendo Chávez enviado na véspera à noite dois Mercedes Benz blindados para se deslocar na região.

Disponível: http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1638408&seccao=EUA e Am%E9ricas

Acesso em: 11/08/2010

Tagged with: , , ,

Comentários desativados em Chávez e Santos à procura da paz na casa de Bolívar

%d blogueiros gostam disto: