Clipping de Relações Internacionais

Apec se reúne no Japão para consolidar fim da crise

Posted in Ásia & Oceania, Economia, Comércio & Finanças by Nejme Joma on 07/08/2010

Tóquio, 7 ago (EFE).

Representantes de alto nível do Fórum de Cooperação Ásia-Pacífico (Apec) se reúnem desde este sábado no sul do Japão para debater novas estratégias de crescimento com o objetivo de consolidar a saída da crise mundial.

A reunião, que será realizada até domingo na cidade de Beppu, na província de Oita, tem como objetivo fazer com que os 21 países-membros adotem estratégias em longo prazo que favoreçam um crescimento mais equilibrado, sustentável, inovador e seguro.

Espera-se que o trabalho realizado nestas duas jornadas sirva de base para que os líderes dos países da Apec adotem medidas concretas sobre um modelo de crescimento na reunião de novembro na cidade de Yokohama, também no Japão.

“Após ser castigada pela crise financeira, a Ásia-Pacífico não pode voltar ao crescimento como antes. Devemos cooperar para melhorar a qualidade deste crescimento”, disse desde Beppu o ministro japonês de Economia, Comércio e Indústria, Masayuki Naoshima, citado pela agência local “Kyodo”.

“É de esperar que as estratégias de crescimento sejam uma diretriz básica para as atividades da Apec nos próximos 10 anos”, acrescentou Naoshima.

Neste primeiro dia de trabalho, os participantes da reunião procuram buscar soluções para os desequilíbrios nas economias da Apec através de políticas macroeconômicas e reformas estruturais.

Além disso, os países serão chamados a promover o livre-comércio e a integração regional, assim como conciliar crescimento com uma maior proteção do meio ambiente.

Os países da Apec, em seu conjunto, representam mais da metade da economia mundial, e 44% do comércio em termos de valor. O Japão assumiu este ano a Presidência rotatória da associação.

O fórum é integrado por Austrália, Brunei, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Filipinas, Hong Kong, Indonésia, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Peru, Rússia, Cingapura, Taiwan, Tailândia e Vietnã. EFE

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/07082010/40/mundo-apec-se-reune-no-japao.html

Tagged with: , , ,

Comentários desativados em Apec se reúne no Japão para consolidar fim da crise

%d blogueiros gostam disto: