Clipping de Relações Internacionais

Obama anuncia fim de operações militares dos EUA no Iraque

Posted in Américas, Oriente Médio, Paz & Conflito, Segurança Nacional & Defesa by Ana Carolina Rosso on 02/08/2010

EUA – Estadao -02/08/2010

O presidente americano, Barack Obama, anunciou nesta segunda-feira, 2, o fim das operações de combate dos EUA no Iraque. Com a medida, o número de soldados no país, que era de 140 mil quando Obama assumiu, caíra para 50 mil no final deste mês.

Em um discurso para veteranos do Exército americano em Atlanta, na Georgia, Obama confirmou a transição das operações de segurança no país para os iraquianos. As tropas americanas no país terão apenas funções de apoio e treinamento.

” Prometi um final responsável para a guerra do Iraque. Após assumir, anunciei nossa estratégia e a transição para Iraque. Prometi que em agosto de 2010 nossa missão de combate acabaria. E é o que estamos fazendo. Conforme o prometido e dentro do previsto”, disse o presidente. As missões de combate acabarão no dia 31.

Segundo Obama, desde o início de sua presidência até o final de agosto, 90 mil soldados já terão voltado para casa.

Ainda de acordo com o presidente, o fim das operações militares não indica que a guerra chegou ao fim. As tropas que permanecerão no Iraque para treinar e apoiar o exército local terão de continuar lá por um tempo.

“A dura realidade é que o fim do sacrifício americano no Iraque ainda não terminou”, disse Obama.

O final da guerra era uma das pedras angulares da campanha do democrata na corrida pela Casa Branca em 2008. Em 2002, quando ainda era um senador estadual por Illinois, qualificou o conflito de ‘guerra estúpida’ em um discurso.

Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,obama-anuncia-fim-de-acao-militar-dos-eua-no-iraque,589337,0.htm Acesso em: 02/08/2010

Comentários desativados em Obama anuncia fim de operações militares dos EUA no Iraque

%d blogueiros gostam disto: