Clipping de Relações Internacionais

UE diz estar pronta para apoiar diálogo entre Kosovo e Sérvia

Reuters – Reportagem de Justyna Pawlak – 22 de Julho de 2010.

A União Europeia pediu para que Sérvia e Kosovo melhorassem suas relações a fim de aumentar as chances de os dois países aderirem ao bloco, depois que o tribunal mundial determinou que a independência unilateral kosovar em 2008 não violou a lei internacional.

A chefe de política externa da UE, Catherine Ashton, disse que o bloco estava pronto para ajudar Belgrado e Pristina a manter um diálogo.

“A UE está… pronta para facilitar o processo de diálogo entre Pristina e Belgrado. Esse diálogo seria para promover a cooperação, conquistar o progresso mirando a Europa e melhorar a vida das pessoas”, disse ela em comunicado.

Sérvia e Kosovo esperam entrar para o bloco europeu um dia, mas enfrentam anos de difíceis reformas antes de estarem aptos para serem países membros. A reconciliação entre eles será de vital importância, disse.

“As relações de boa vizinhança, a cooperação regional e o diálogo são os alicerces sobre os quais a UE é construída”, afirmou.

A Sérvia perdeu o controle sobre Kosovo em 1999 quando um bombardeiro de 78 dias da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) encerrou uma guerra de dois anos entre os sérvios e os kosovares de etnia albanesa.

A partir de então, o Kosovo passou a ser administrado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e ter um cessar-fogo monitorado pela Otan. Em 2008, o Kosovo declarou independência.

acesso em 23 de Julho de 2010

disponível em: http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4581122-EI294,00-UE+diz+estar+pronta+para+apoiar+dialogo+entre+Kosovo+e+Servia.html

Comentários desativados em UE diz estar pronta para apoiar diálogo entre Kosovo e Sérvia

%d blogueiros gostam disto: