Clipping de Relações Internacionais

Haiti recebeu só 2% de recursos prometidos pela comunidade internacional, diz enviado da ONU

Brasil – Agência Brasil – 15/07/2010.

Depois de viver, há seis meses, o pior terremoto da história recente do país, o Haiti recebeu apenas 2% dos US$ 10 bilhões prometidos por vários países. O enviado especial da Missão de Estabilização das Nações Unidas, embaixador Leslie Voltaire, alertou hoje (14) a comunidade internacional sobre a situação. Ainda há cerca de 1,6 milhão de desabrigados no país. Segundo ele, uma das barreiras é a falta de organização de instituições para absorver a ajuda e administrar os recursos.

As informações são da Organização das Nações Unidas (ONU). O terremoto, de 7 graus na escala Richter, em 12 de janeiro, matou cerca de 222 mil pessoas e deixou 2 milhões de desabrigados e desalojados no país. Prédios públicos e privados foram destruídos. Escolas e hospitais desapareceram sob os escombros.

“Muitos resultados positivos foram obtidos durante a fase de transição. Mas, seis meses após o terremoto, ainda não houve a recuperação esperada. Mais de 1,6 milhão de pessoas permanecem desabrigadas”, disse o embaixador. Voltaire mencionou as dificuldades durante a discussão do Conselho Econômico e Social da ONU sobre o Haiti.

De acordo com a agência BBC Brasil, o país está se reconstruindo lentamente. O chefe do Departamento de América Central e Caribe do Itamaraty, ministro Rubens Gama Filho, disse que, depois do terremoto, aumentou em 95% o índice de desemprego no Haiti. O diplomata brasileiro afirmou, ainda, que as perdas provocadas pelo terremoto equivalem a 120% do Produto Interno Bruto (PIB).

Dos cerca de 1,5 milhão de desabrigados, a maioria ainda vive em barracas improvisadas, que foram doadas pela ONU. A sobrevivência de muitos está ligada diretamente ao comércio informal. As crianças, principais vítimas do terremoto, distraem-se nos acampamentos com jogos. Calcula-se que metade das pessoas mortas nos tremores era de crianças e boa parte das que sobreviveram ficou órfã.

Disponível em: http://www.itamaraty.gov.br/sala-de-imprensa/selecao-diaria-de-noticias/midias-nacionais/brasil/agencia-brasil/2010/07/15/haiti-recebeu-so-2-de-recursos-prometidos-pela-comunidade-internacional-diz-enviado-da-onu

Acesso em: 15/07/2010.

Comentários desativados em Haiti recebeu só 2% de recursos prometidos pela comunidade internacional, diz enviado da ONU

%d blogueiros gostam disto: