Clipping de Relações Internacionais

Diálogo sobre programa nuclear do Irã começará em setembro, diz ministro

Posted in Controle de Armas, Armas Nucleares & Desarmamento, Oriente Médio by Ana Carolina Rosso on 15/07/2010

Irã – Estadao – 15/07/2010

As negociações entre o Irã e as potências ocidentais sobre um plano de fornecimento de material nuclear para o reator nuclear de Teerã devem começar no fim de setembro, afirmou nesta quinta-feira, 15, o ministro de Exteriores iraniano, Manoucher Mottaki, à agência de notícias Bloomberg, citada pelo jornal israelense Ha’aretz.

Segundo o comunicado da chancelaria israelense, Mottaki também pediu que a Turquia e o Brasil estejam presentes nas negociações, apesar das declarações de ambos os países de que diminuiriam seu envolvimento no assunto. “A Turquia e o Brasil ainda adotam a mesma postura e são bem-vindos nas negociações”, disse Mottaki, acrescentando que esses países deveriam estar presentes na discussão para “garantir que as negociações sejam realizadas da maneira devida”.

Na segunda-feira, a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, conversou com o chanceler turco, Ahmet Davutoglu. Segundo autoridades americanas, Davutolgu concordou com Hillary que a questão do programa nuclear iraniano deve ser tratada pelo Conselho de Segurança e pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

O chanceler brasileiro, Celso Amorim, por sua vez, disse no mês passado que a luta do País pela defesa do programa nuclear iraniano pode encontrar barreiras nas sanções impostas pelo Conselho. “Nós ajudaremos sempre que pudermos, mas é claro que há um limite de até onde nós podemos ir”, disse.

Brasil e Turquia firmaram um acordo com Teerã para realizar uma troca de combustível nuclear, pacto que o Irã preferiu ao apresentado pela AEIA. O acordo, porém, não foi aceito pelo Grupo de Viena (EUA, França e AEIA) e o câmbio de urânio não foi realizado.

No mês passado, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, disse que o Irã não dialogaria com o Ocidente sobre o programa nuclear até o fim de agosto para punir as potências por impor uma nova rodada de sanções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Ele ainda disse que esses países que querem negociar precisam se posicionar oficialmente contra o suposto arsenal nuclear de Israel.

As sanções eram pretendidas pelas potências ocidentais pelos temores de que o programa nuclear do Irã tenha como objetivo a produção de armas nucleares. Teerã, porém, nega e diz que enriquece urânio apenas para fins pacíficos.

Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,dialogo-sobre-programa-nuclear-do-ira-comecara-em-setembro-diz-ministro,581647,0.htm Acesso em: 15/07/2010

Comentários desativados em Diálogo sobre programa nuclear do Irã começará em setembro, diz ministro

%d blogueiros gostam disto: