Clipping de Relações Internacionais

Alemanha e Noruega prendem 3 suspeitos de terrorismo

Posted in Europa, Terrorismo by Nejme Joma on 08/07/2010

Europa – Estadão – 08/07/2010.

Três pessoas ligadas à rede terrorista Al-Qaeda e suspeitos de “preparar um ato terrorista” foram detidos hoje na Noruega e na Alemanha, informou Janne Kristiansen, chefe do serviço de segurança da polícia norueguesa. Duas pessoas foram presas na Noruega e a outra na Alemanha.

O promotor Jan Glent disse em entrevista coletiva que o trio foi “acusado de fazer uma associação para cometer um ato terrorista”. “Nós consideramos esse caso muito sério”, completou ele, notando que há um “alto nível” de suspeita contra os três.

“Nós também acreditamos que eles têm vínculos com a Al-Qaeda e com tentativas similares (de ataques terroristas) em Nova York e em Manchester”, afirmou Glent. A polícia e o promotor não divulgaram em que estágio estariam esses planos terroristas. “Eles são suspeitos de cometer crimes terroristas, ponto”, disse Janne.

Os nomes dos três não foram divulgados. A chefe do serviço de segurança disse que um deles é um cidadão norueguês de 39 anos, de ascendência chinesa, da etnia uigur. Outro era um curdo iraquiano de 37 anos e o terceiro, de cerca de 30, tornou-se cidadão norueguês após pedir asilo, vindo do Usbequistão. Os três tinham sua situação legalizada para viver na Noruega, segundo Janne. As informações são da Dow Jones.

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/08072010/25/mundo-alemanha-noruega-prendem-3-suspeitos.html

Comentários desativados em Alemanha e Noruega prendem 3 suspeitos de terrorismo

%d blogueiros gostam disto: