Clipping de Relações Internacionais

Supremo dos EUA não aceita apelação da Santa Sé

Posted in Américas, Direitos Humanos, Social & Questões Culturais by Leila Yatim on 29/06/2010

EUA – EFE – 28/06/2010.

A Corte Suprema de Justiça dos Estados Unidos recusou hoje uma apelação da Santa Sé que buscava anular um processo contra a Igreja Católica pelos abusos sexuais cometidos por um sacerdote.

O sacerdote morreu em 1992 e a decisão de hoje do Supremo permite que o processo continue, com compensações econômicas incluídas.

A reivindicação intitulada John Doe versus Vaticano começou em 2002 em Oregon, alegando que o sacerdote católico Andrew Ronan tinha abusado sexualmente de um garoto. Ronan foi transferido por seus superiores da Irlanda a Chicago e depois a Portland, apesar das acusações.

O argumento central é que Ronan era empregado da Igreja Católica e a responsabilidade se eleva aos superiores imediatos, os bispos nas dioceses onde foi alocado, e em última instância ao Vaticano.

Os advogados da Igreja Católica alegaram que a Santa Sé está amparada pela imunidade que se estende aos Estados soberanos.

Jeffrey Lena, um advogado que representa à Santa Sé nos EUA, disse que o caso John Doe versus Santa Sé “é uma tentativa de usar eventos trágicos como plataforma para um ataque mais amplo” contra a Igreja Católica.

A demanda procura compensações da Santa Sé, da arquidiocese de Portland, do bispo de Chicago e da ordem dos frades pelos abusos cometidos em 1965 e 1966 por Ronan, quem também admitiu ter abusado de uma criança na arquidiocese de Armagh, Irlanda, em meados da década de 50.

A Igreja soube de seus abusos e transferiu o sacerdote para Chicago, onde Ronan admitiu ter abusado de três estudantes.

Mais tarde, o sacerdote foi transferido à Igreja St. Albert, em Portland, onde foi acusado de abusos pela pessoa que apresentou a demanda.

Disponível em: http://www.itamaraty.gov.br/sala-de-imprensa/selecao-diaria-de-noticias/midia-internacional/espanha/agencia-efe/2010/06/29/supremo-dos-eua-nao-aceita-apelacao-da-santa-se

Acesso em: 29/06/2010.

Comentários desativados em Supremo dos EUA não aceita apelação da Santa Sé

%d blogueiros gostam disto: