Clipping de Relações Internacionais

Quirguistão recorre à Rússia para conter conflitos étnicos

Posted in Rússia & Ásia Central, Social & Questões Culturais by Emilia C. de Paula on 12/06/2010

OSH, Quirguistão – Reuters – 12/06/10.

O Quirguistão solicitou ajuda à Rússia neste sábado para conter o conflito étnico que já resultou na morte de 62 pessoas e destruiu partes de sua segunda maior cidade, no ato mais violento desde que o presidente do país foi destituído em abril.

O governo interino no Quirguistão, que conta com bases militares dos Estados Unidos e da Rússia, disse ser incapaz de impedir que grupos armados incendeiem casas e o comércio pertencente aos Uzbeks em algumas regiões de Osh. As batalhas armadas aconteceram durante toda a noite.

“Precisamos da interferência de forças armadas externas para acalmar a situação”, disse o líder do governo interino, Roza Otunbayeva. “Apelamos à Rússia por ajuda e eu já assinei uma carta para o presidente Dmitry Medvedev”.

O Quirguistão, nação ex-soviética com 5,3 milhões de habitantes, declarou estado de emergência em Osh e vários distritos rurais na sexta-feira, depois que grupos étnicos rivais iniciaram conflitos com barras de ferro e bombas de gasolina.

O premiê russo, Vladimir Putin, e Otunbayeva discutiram a situação por telefone neste sábado, segundo a imprensa oficial russa.

Um correspondente da Reuters informou que as batalhas seguiram durante toda a noite em um bairro do Usbequistão. O fornecimento de gasolina foi interrompido em Osh e alguns bairros estão sem eletricidade.

(Por Hulkar Isamova)

Disponível em:

http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPE65B02220100612

Comentários desativados em Quirguistão recorre à Rússia para conter conflitos étnicos

%d blogueiros gostam disto: