Clipping de Relações Internacionais

Abbas diz que não vai declarar Estado palestino unilateralmente

Posted in Oriente Médio, Paz & Conflito by Nejme Joma on 12/06/2010

Madri, 12 jun (EFE).

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, assegurou hoje em Madri que não vai declarar a criação de um Estado palestino de forma unilateral, no prazo de um ano, caso não haja avanços nas negociações de paz com Israel.

“Não podemos declarar unilateralmente o Estado palestino independente”, afirmou Abbas em entrevista coletiva conjunta com o presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, após a reunião entre ambos.

Abbas ressaltou que não se pode declarar unilateralmente um Estado palestino mesmo sem progressos nas conversas de paz com Israel ou no processo de reconciliação com o movimento Hamas (que controla a Faixa de Gaza) “porque estamos comprometidos com acordos assinados por nós e pelos israelenses”.

“Esses acordos dizem que nenhum lado pode realizar qualquer ato de forma unilateral que possa repercutir no resultado das negociações de paz”, explicou Abbas.

O líder palestino reiterou o compromisso da ANP com esses acordos e pediu para que Israel siga esse mesmo caminho a fim de evitar “um ato unilateral que repercuta no resultado da fase final” do processo de paz.

Abbas deu essas declarações depois de se reunir nesta sexta-feira com a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, e o rei Abdullah da Jordânia, dentro de uma série de contatos dos Estados Unidos para impulsionar o processo de paz no Oriente Médio.

Na quinta-feira passada, o presidente da ANP, que se reuniu um dia antes com o presidente dos EUA, Barack Obama, considerou que a falta de progressos está “erodindo” a possibilidade da solução dos dois Estados – Palestina e Israel – proposta pelo Mapa de Caminho do Quarteto para Oriente Médio (EUA, União Europeia, Rússia e ONU). EFE

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/12062010/40/mundo-abbas-diz-nao-declarar-palestino.html

Comentários desativados em Abbas diz que não vai declarar Estado palestino unilateralmente

%d blogueiros gostam disto: