Clipping de Relações Internacionais

Acordo sobre programa nuclear do Irã pode ser positivo, diz Ban

Rádio ONU – 18/05/2010

Porta-voz do Secretário-Geral disse a jornalistas que uma maior transparência e abertura é a chave para resolver os problemas pendentes do programa nuclear do país asiático; ele afirmou que a Aiea já recebeu uma cópia da declaração conjunta.

O acordo alcançado por Irã, Brasil e Turquia pode ser um passo positivo para a construção da confiança sobre o programa nuclear iraniano.

A afirmação foi feita nesta terça-feira pelo porta-voz do Secretário-Geral da ONU, Martin Nesirky, durante coletiva de imprensa em Nova York.

Transparência

Segundo Nesirky, uma maior transparência e abertura é a chave para resolver os problemas pendentes do programa nuclear do Irã.

Ele afirmou que Ban Ki-moon espera uma avaliação da Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, sobre os elementos da declaração e pede novamente que o Irã cumpra as resoluções do Conselho de Segurança para cooperação com o organismo.

Martin Nesirky disse que a Aiea já recebeu uma cópia da declaração conjunta e aguarda uma notificação escrita pelos iranianos que aceite as disposições relevantes.

Resolução

Segundo agências de notícias, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, anunciou esta terça-feira que os países membros do Conselho de Segurança chegaram a um acordo sobre uma proposta de resolução que prevê novas sanções contra o Irã.

Segundo as mesmas agências, o anúncio foi feito apesar do acordo alcançado sobre a questão nuclear iraniana, com mediação do Brasil e Turquia.

Disponível em: http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/180178.html Acesso em 18/05/2010

Comentários desativados em Acordo sobre programa nuclear do Irã pode ser positivo, diz Ban

%d blogueiros gostam disto: