Clipping de Relações Internacionais

UE aprova criação de serviço diplomático do bloco

Posted in Europa, Organizações Internacionais & Regionais by Nejme Joma on 26/04/2010

Luxemburgo, 26 abr (EFE).

Os ministros das Relações Exteriores da União Europeia (UE) fecharam hoje um acordo político para a criação do futuro Serviço Europeu de Ação Exterior (SEAE), informaram fontes da Presidência do bloco, exercida neste semestre pela Espanha.

Os ministros aceitaram um documento baseado na proposta apresentada pela Alta Representante para a Política Externa da UE, Catherine Ashton, que liderará o novo corpo diplomático previsto pelo Tratado de Lisboa.

Apesar de algumas coisas terem ficado pendentes sobre os que os países retornarão no futuro, tanto Ashton como a Presidência espanhola de turno da UE consideram que o projeto já com o respaldo explícito dos Estados-membros.

A decisão final, em qualquer caso, fica na dependência de negociações com o Parlamento Europeu (PE), muito crítico até agora com os postulados dos Governos e que ameaçou fazer uso de suas competências em matéria orçamentária e de pessoal para bloquear o do serviço, caso algumas de suas exigências não sejam cumpridas.

O titular espanhol de Exteriores, Miguel Ángel Moratinos, assegurou em entrevista coletiva que “o documento aprovado recolhe muitas das preocupações do Parlamento” e opinou que os eurodeputados também não podem exigir o cumprimento de absolutamente todas suas preferências.

“Todos temos que fazer um esforço”, ressaltou Moratinos, que amanhã iniciará pessoalmente os contatos com a Eurocâmara.

A intenção dos Estados-membros é avançar rapidamente na negociação com o PE para que o SEAE possa ser aprovado de forma definitiva no mês de junho, segundo fontes comunitárias.

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/26042010/40/mundo-ue-aprova-criacao-servico-diplomatico.html

Comentários desativados em UE aprova criação de serviço diplomático do bloco

%d blogueiros gostam disto: