Clipping de Relações Internacionais

Consumo cresce em ritmo chinês, surpreende e pressiona juros

Posted in Ásia & Oceania, Economia, Comércio & Finanças by Nejme Joma on 18/04/2010

China – Estado de S.Paulo – 17/04/2010.

Demanda cresce mais de 10% ao ano e leva analistas a elevarem suas projeções para a alta da taxa básica de juros para conter a inflação

No primeiro bimestre, a produção industrial cresceu 12,3% em relação a igual período do ano anterior. No varejo, a alta foi de 17,2%. Alguns indicadores, como o de vendas de carros, consumo de energia elétrica e fluxo de veículos, apontam desempenho excepcional para a indústria e o varejo em março.

No mês passado, o País gerou o recorde de 266,4 mil postos de trabalhos. Uma pesquisa da Serasa Experian mostrou que a demanda por crédito no País em março bateu recorde.

Gargalos. Os investimentos devem crescer entre 18% e 19% neste ano. Mas os analistas alertam que serão insuficientes para reduzir a pressão inflacionária de curto prazo, porque demoram para maturar. “Neste momento, investimento é mais demanda”, diz o economista-chefe da MB Associados, Sérgio Vale.

Segundo os especialistas, uma expansão acima da capacidade provoca dois problemas: inflação e/ou um estouro do déficit das contas externas. “Este ano, o País está consumindo os fundamentos da economia. O problema é 2011”, diz o economista-chefe da Corretora Convenção, Fernando Montero.

A similaridade do padrão de demanda do Brasil com a China acendeu uma luz amarela. “A China pode consumir 10% a mais sem dificuldade. O Brasil, não”, acredita Vale.

Disponível em: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100418/not_imp539722,0.php

Comentários desativados em Consumo cresce em ritmo chinês, surpreende e pressiona juros

%d blogueiros gostam disto: