Clipping de Relações Internacionais

Grupo pelos direitos humanos condena ameaça de Israel

Posted in Direitos Humanos, Oriente Médio by Nejme Joma on 14/04/2010

Israel – Estadão – 14/04/2010.

Um grupo israelense pelos direitos humanos pediu hoje à comunidade internacional que pressione o governo de Israel. O motivo é uma ordem da administração israelense pela qual milhares de palestinos podem ser despejados da Cisjordânia.

“A Quarta Convenção de Genebra impõe uma proibição completa à remoção forçada de civis de suas casas, uma proibição cujo descumprimento é considerado uma grave violação da convenção”, afirmou o Centro Hamoked para a Defesa do Indivíduo. “Nós pedimos a todos os Estados signatários da convenção para tomar ação imediata a fim de que ela (ordem militar israelense) seja revogada”, diz o grupo em comunicado.

A emenda a uma ordem anterior de Israel amplia a definição de “infiltrados” que poderiam ser expulsos da Cisjordânia. Segundo a alteração, qualquer pessoa “que não tenha uma permissão” pode ser expulsa. O texto não especifica que tipo de documento seria necessário para evitar o despejo.

Sete grupos israelenses pelos direitos humanos já afirmaram anteriormente que o texto era tão vago que “teoricamente, permitia aos militares esvaziar a Cisjordânia de quase todos seus moradores palestinos”.

Os palestinos querem a Cisjordânia e a Faixa de Gaza como partes de seu futuro Estado independente. Além disso, exigem Jerusalém Oriental como a capital desse futuro Estado. No entanto, as negociações com os israelenses estão em um impasse. As informações são da Dow Jones.

Disponível em: http://br.noticias.yahoo.com/s/14042010/25/mundo-grupo-pelos-direitos-humanos-condena.html

Comentários desativados em Grupo pelos direitos humanos condena ameaça de Israel

%d blogueiros gostam disto: