Clipping de Relações Internacionais

Fogo amigo alemão mata soldados afegãos

Posted in Oriente Médio, Paz & Conflito by Leila Yatim on 04/04/2010

Afeganistão – 03/04/2010.

De acordo com oficiais do Afeganistão, soldados alemães mataram seis soldados afegãos de forma acidental. No entanto, um comunicado do exército alemão, divulgado neste sábado, 3, dizia que o total era de 5 mortos.

O documento afirma que o incidente de fogo amigo ocorreu em meio a um combate pesado entre tropas alemãs e milícias perto da província Kunduz. Três soldados alemães morreram no combate.

O exército conta que um tanque alemão abriu fogo depois de ter advertido dois veículos civis na estrada e que não pararam ao sinal dado. Apenas posteriormente, os alemães descobriram que soldados afegãos estavam nos veículos.

Segundo dados da Organização do Tratado Atlântico Norte (Otan) e de oficiais afegãos, seis soldados afegãos foram mortos e mais foram feridos.

O Ministério da Defesa do Afeganistão divulgou um comunicado condenando o incidente e dando condolências às famílias dos mortos. Kunduz é uma das bases principais para 4.300 soldados alemães que estão no Afeganistão.

Otan lamenta morte de soldados afegãos por erro

O comando militar das tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no Afeganistão lamentou hoje a morte por erro de cinco soldados afegãos em uma ação de por militares alemães na província de Kunduz.

“Esta perda de vidas humanas durante operações difíceis é trágica e compartilhamos o pesar com todos aqueles que perderam seus entes queridos ontem”, disse Eric Tremblay, porta-voz da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf, na sigla em inglês) comandada pela Otan.

Em comunicado, o porta-voz assegurou que as tropas da Isaf “trabalham duro para coordenar e sincronizar” as operações.

“Incidentes como este ferem esses esforços. Lamentamos profundamente a perda de vidas de nossos companheiros afegãos”, acrescentou.

Segundo a nota, as tropas usaram procedimentos “de escalada de violência” para interceptar dois veículos que se aproximavam de um posto de segurança no qual se encontravam os militares alemães.

“Infelizmente, após o combate, as tropas da Isaf descobriram que nos veículos estavam soldados do Exército afegão”, acrescenta o comunicado.

O comando central das tropas alemãs no Afeganistão informou hoje que seus soldados mataram ontem à noite cinco militares afegãos que trafegavam em automóveis civis depois que estes se negaram a parar.

Segundo o governador da província de Kunduz, Mohammed Omar, houve seis militares afegãos mortos no incidente.

Também ontem, antes da morte dos afegãos, três soldados alemães da Isaf foram mortos e cinco ficaram gravemente feridos em um intenso combate com talebans no distrito de Chahar Dara, também em Kunduz.

A Alemanha tem 4.300 soldados no norte afegão, o terceiro maior contingente de tropas estrangeiras no país depois de Estados Unidos e Reino Unido.

Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,exercito-alemao-mata-5-soldados-afegaos,533126,0.htm

Acesso em: 04/04/2010.

Comentários desativados em Fogo amigo alemão mata soldados afegãos

%d blogueiros gostam disto: