Clipping de Relações Internacionais

75 partes submetem promessas para reduzir emissões

Posted in Energia & Recursos, Europa, Meio-Ambiente, Regiões by samararw on 31/03/2010

Rádio ONU – 31/03/2010

Director-executivo da Unfccc, Yvo de Boer, saudou as promessas como um importante passo para limitar o crescimento de emissões, mas disse que não eram suficientes para manter o aquecimento global abaixo dos 2 graus centígrados.

Novo relatório

Carlos Araújo, da Rádio ONU em Nova Iorque.

A Convenção da ONU sobre Mudança Climática, Unfccc, disse ter recebido submissões de 75 partes com promessas para reduzir ou limitar emissões que causam efeito estufa até 2020.

Num relatório divulgado esta quarta-feira em Bona, na Alemanha, o órgão salienta que essas promessas representam 80% das emissões globais provenientes do uso de energia.

Promessas

O director-executivo da Unfccc, Yvo de Boer, saudou as promessas como um importante passo para limitar o crescimento de emissões, mas disse que não eram suficientes para manter o aquecimento global abaixo dos 2 graus centígrados.

O relatório da agência da ONU inclui os 41 países industrializados que comunicaram formalmente os seus objectivos e as 35 nações em desenvolvimento que tencionam adoptar medidas de mitigação quando receberem apoio financeiro e tecnológico.

O documento contem ainda o texto do acordo alacançado em Compenhaga, em Dezembro, e a lista das 112 partes, 111 países e a União Europeia, que indicaram o seu apoio ao tratado.

Consenso

De Boer afirmou que o consenso alcançado na capital dinamarquesa pode ajudar a avançar as negociações formais para uma conclusão bem sucedida no México.

A cidade de Cancun vai acolher uma conferência mundial sobre alterações climáticas em Novembro. A próxima ronda de conversações da Unfccc terá lugar em Bona, de 9 a 11 de Abril.

Disponível em: http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/178221.html . Acesso em 31/03/2010

Comentários desativados em 75 partes submetem promessas para reduzir emissões

%d blogueiros gostam disto: