Clipping de Relações Internacionais

Lobistas gastam milhões contra pacote de Obama

Posted in Américas, Economia, Comércio & Finanças, Regiões by Rodrigo Felismino on 29/03/2010

O Globo – 29/03/2010

Preocupados com uma nova vitória do governo Obama no Congresso, grupos lobistas conservadores e pró-empresariais estão montando uma campanha milionária para bloquear o projeto dos democratas que reformula o sistema financeiro, tornando a regulação dos mercados mais rigorosa. Ao fim da campanha, os opositores do projeto muito provavelmente terão investido dezenas de milhões de dólares no lobby com congressistas, campanhas publicitárias e financiamento de petições contrárias à iniciativa. Trata-se de um esforço que muitos desses atores, da Câmara de Comércio dos EUA a pequenos grupos privados, veem como vital para sua sobrevivência.— Isso é um reordenamento de nossas instituições financeiras que valerá por muitas gerações — disse Paul Schott Stevens, presidente da Investment Company Institute, na semana passada, durante uma reunião na Câmara de Comércio.

Os executivos de Wall Street dizem que embora apoiem mais regulação, as mudanças propostas pelos democratas podem exacerbar os problemas que eclodiram com a crise financeira de 2008 em vez de consertá-los.

Entre os alvos de sua crítica, estão a criação de uma agência de proteção do consumidor, o estabelecimento de um fundo multimilionário para o resgate de firmas em dificuldades consideradas “muito grandes” para falir, e a regulação das aplicações em derivativos, assim como outros investimentos de risco.

No lado oposto, sindicatos e grupos pró-consumidor cobram medidas mais duras, como controle de compensações salariais dos executivos. (Do New York Times).

Agencia O Globo

Disponível em: http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2010/3/29/lobistas-gastam-milhoes-contra-pacote-de-obama. Acesso em 29/3/2010.

Comentários desativados em Lobistas gastam milhões contra pacote de Obama

%d blogueiros gostam disto: