Clipping de Relações Internacionais

Estados Unidos são principal destino de refugiados no mundo

Posted in Américas, Direitos Humanos by Nejme Joma on 24/03/2010

EUA – ONU – 23/03/2010.

Dados provisórios do Acnur mostram que o número total de candidatos a asilo no mundo no ano passado não sofreu grandes alterações em comparação com 2008; quantidade de pedidos teve alta em 19 países e caiu em 25.

O número total de candidatos a asilo no mundo industrializado permaneceu estável em 2009, segundo dados provisórios publicados em relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, Acnur.

O chefe da agência das Nações Unidas, António Guterres, disse nesta terça-feira que a ideia de que tem havido um aumento de refugiados nos países ricos é um mito.

Países Nórdicos

De acordo com o relatório, o número total de candidatos a asilo no ano passado, cerca de 337 mil, não sofreu grandes alterações em comparação com 2008.

A quantidade de pedidos teve alta em 19 países e caiu em 25. As nações nórdicas da Europa registraram crescimento de 13%, o maior em seis anos, mas o número de refugiados no sul do continente sofreu um declínio de 33%.

Os afegãos lideram a lista dos candidatos a asilo com 26 mil pedidos, aumento de 45% em relação a 2008. Os iraquianos caíram para a segunda posição e os somális ocupam agora o terceiro lugar.

Estados Unidos

Os Estados Unidos permaneceram em 2009 o principal país de destino para os refugiados pelo 4º ano consecutivo.

Quase metade dos candidatos a asilo, cerca de 45%, são provenientes da Ásia e do Médio Oriente. 29% dos pedidos vem da África.

Disponível em: http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/177875.html

Tagged with: , , ,

Comentários desativados em Estados Unidos são principal destino de refugiados no mundo

%d blogueiros gostam disto: