Clipping de Relações Internacionais

Ataque aéreo dos EUA deixa quatro mortos no norte do Paquistão

Posted in Ásia & Oceania, Paz & Conflito by Ana Carolina Rosso on 22/03/2010

Paquistão  – 22/02/2010

Três mísseis americanos mataram quatro pessoas ao atingirem uma casa e um carro em uma região tribal dominada por militantes no Paquistão, próxima a fronteira com o Afeganistão, disseram oficiais de inteligência neste domingo, 21.

O ataque ocorreu na região de Datta Khel, na conturbada área do Waziristão do Norte.

A identidade dos mortos no ataque é desconhecida, apesar de a região ser dominada pela milícia Haqqani, ligada ao Taleban, responsabilizada por atentados contra forças norte-americanas e da OTAN na fronteira.

Neste domingo, também foram encontrados no Waziristão corpos com marcas de bala de quatro militantes paquistaneses, mortos pelo Taleban há dez dias por supostamente espionarem para os Estados Unidos.

Fontes de inteligência que falaram sob anonimato afirmaram que uma mensagem foi encontrada junto a um dos corpos, escrita em Pashto, uma das línguas locais: “Espiões são espiões, e eles terão o mesmo destino que estes homens. Não espionem para a América”.

As regiões tribais ao longo da fronteira do Afeganistão com o Paquistão, dominadas por insurgentes do Taleban e da Al-Qaeda, têm sido frequentemente atacadas por aviões não tripulados dos Estados Unidos enquanto o governo paquistanês tenta derrotar militantes islâmicos.

28 militantes também foram mortos neste domingo nas áreas tribais de Kurram e Orakzai, atingidos por tiros de helicópteros que sobrevoavam esconderijos do Taleban. 16 morreram em Kurram, e 12 em Orakzai.

Na província do Baluchistão, no sul, onde autoridades lutam contra uma insurgência étnica por anos, uma bomba explodiu e matou ao menos três pessoas, enquanto 12 ficaram feridas.

A bomba, instalada em uma bicicleta em Quetta, capital da província, explodiu quando uma van da polícia passou ao seu lado. Hamid Shakil, um policial, afirmou que aparentemente ela foi detonada por controle remoto. Ele responsabilizou os nacionalistas Baluchis, uma insurgência separada do Taleban, pelo ataque.

Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,ataque-aereo-dos-eua-deixa-quatro-mortos-no-norte-do-paquistao,527403,0.htm Acesso em: 22/02/2010

Comentários desativados em Ataque aéreo dos EUA deixa quatro mortos no norte do Paquistão

%d blogueiros gostam disto: