Clipping de Relações Internacionais

Irã emitirá 1 bilhão de euros em bônus do Tesouro para projetos de gás

Posted in Energia & Recursos, Oriente Médio by Nejme Joma on 28/02/2010

TEERÃ (AFP) -27/02/2010.

O Irã vai emitir um bilhão de euros em bônus do Tesouro para os mercados internacionais a partir do dia 6 de março, com o objetivo de financiar vários projetos de produção de gás, anunciou neste sábado o ministro iraniano da Economia, Shamseddine Hosseini, citado pela agência Isna.

“Um bilhão de euros em bônus do Tesouro serão emitidos para financiar as fases 15, 16, 17 e 18 da reserva de South Pars”, no Golfo, indicou Hosseini.

“Os bônus serão emitidos através do banco Mellat e terão duração de três anos e juros de 8% ao fim deste prazo”, explicou o ministro, acrescentando que os títulos serão garantidos pela companhia nacional de petróleo iraniana (NIOC).

O banco Mellat, como a maioria do sistema bancário iraniano, está submetido a sanções internacionais, em particular americanas e europeias, em represália à manutenção do polêmico programa nuclear do Irã.

O país tem dificuldades para financiar seus projetos de desenvolvimento petroleiro devido ao embargo financeiro e bancário ocidental, somado à retirada progressiva de companhias petroleiras ocidentais, que praticamente deixaram de investir em novos projetos no Irã.

O Irã possui a segunda maior reserva de gás do mundo, atrás da Rússia.

Disponível em:http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/100227/economia/finan__as_economia_ir___g__s

Tagged with: , , , , ,

Comentários desativados em Irã emitirá 1 bilhão de euros em bônus do Tesouro para projetos de gás

%d blogueiros gostam disto: