Clipping de Relações Internacionais

Kirchner pedirá que Grupo do Rio condene exploração de petróleo nas Malvinas

Posted in Américas, Energia & Recursos by Nejme Joma on 20/02/2010

BUENOS AIRES (AFP) -20/02/2010.

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, pedirá na segunda-feira ao Grupo do Rio, reunido no México, que condene a exploração de petróleo nas Malvinas, autorizada pelo Reino Unido, confirmam fontes do governo de Buenos Aires citadas neste sábado pela imprensa argentina.

De acordo com as fontes, o chanceler Jorge Taiana já entrou em contato, no México, com os ministros do grupo para promover uma declaração de apoio à posição de Buenos Aires no conflito – tema a ser usado por Cristina Kirchner em seu discurso, durante o encontro.

A presidente viaja logo mais à meia-noite para Riviera Maya (sudeste do México), para onde convergirão 25 presidentes da América Latina e do Caribe.

A Cúpula do Grupo do Rio, que em outras vezes já apoiou a Argentina no conflito, vai deliberar na segunda e na terça-feira sobre a coordenação de ações de assistência ao Haiti, depois da tragédia causada pelo terremoto, em janeiro.

O chanceler Taiana voltou a reclamar neste sábado ao Reino Unido que negocie a soberania do arquipélago do Atlântico Sul, um tema que chegou a levar os dois países à guerra de 1982, vencida pelos britânicos.

A tensão diplomática entre os dois países recrudesceu nos últimos dias com a chegada de uma plataforma de petróleo às Malvinas para iniciar a exploração na zona em disputa.

Taiana visitará na próxima quarta-feira, nas Nações Unidas, o secretário-geral, Ban-Ki Moon, para lhe pedir que impulsione mesa de negociação argentino-britânica sobre a questão da soberania do arquipélago, informou o embaixador argentino na ONU, Jorge Argüello.

A plataforma Ocean Guardian, da empresa Desire Petroleum, está desde sexta-feira na capital das Malvinas, para iniciar na semana entrante a exploração na bacia norte do arquipélago, segundo as autoridades britânicas locais.

A Argentina tentou impedir a passagem da Ocean Guardian, pelo que passou a exigir, por decreto, permissão a todas as embarcações que navegassem por suas águas territoriais, com destino ao arquipélago.

Disponível em:http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/100220/mundo/argentina_grupo_rio_diplomacia_gb

Comentários desativados em Kirchner pedirá que Grupo do Rio condene exploração de petróleo nas Malvinas

%d blogueiros gostam disto: