Clipping de Relações Internacionais

BNDES destina crédito milionário para reservas de etan

Posted in Américas, Economia, Comércio & Finanças by Nejme Joma on 24/01/2010

São Paulo, 23 jan (EFE).

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) destinará uma linha de crédito de R$ 2,5 bilhões para criar reservas de etanol para situações de escassez e alta do preço do álcool combustível, informaram hoje fontes oficiais.

Conforme o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, em declarações à “Agência Brasil”, as reservas servirão como mecanismo regulador do mercado brasileiro de etanol, que atualmente vive uma alta do preço diante da redução da oferta pelas chuvas da última safra.

“A partir de abril ou maio o mercado deve se normalizar e acreditamos que até sobre etanol”, comentou o ministro.

Diante desta situação, que aumentou o preço do produto em quase 6% nos últimos meses, o Governo decretou uma redução da mistura obrigatória do etanol na gasolina, que passará a partir de 1º de fevereiro e durante 90 dias de 25% para 20%.

Brasil, líder mundial na produção e exportação de etanol de cana-de-açúcar, pensou inclusive em importar o anidrido americano produzido a partir do milho, porque o preço no mercado americano está mais rentável que o doméstico.

“Neste momento tudo indica que com o preço ao que chegou o etanol compensaria importar. Acredito que se deveria exonerar o imposto (de 20% à importação de etanol) e, se o preço subir, o mercado então poderá importar”, afirmou o ministro da Agricultura.

Nesta terça-feira, o assunto será debatido em reunião de Stephanes com seu colega de Fazenda, Guido Mantega, e representantes da União da Indústria de cana-de-açúcar (Única).

Os recursos do BNDES estavam previstos para serem aplicados em 2009, mas o nível de produção ajustado não permitiu a criação de reservas.

Com a alta do preço do etanol, o abastecimento com gasolina agora é mais rentável para os motoristas no país.

O país sul-americano conta com uma frota superior a 7 milhões de automóveis “flex”, que funcionam a álcool e gasolina.

Pelo menos 93% da frota nova de veículos leves produzidos no país chegam ao mercado com essa tecnologia.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez ontem em discurso um chamado aos empresários do setor dos biocombustíveis para planejar a produção na colheita 2010-2011 de cana-de-açúcar, pois o governante teme que o consumidor mude o etanol pela gasolina. EFE

Disponivel em: http://br.noticias.yahoo.com/s/23012010/40/economia-bndes-destina-credito-milionario-reservas.html

Comentários desativados em BNDES destina crédito milionário para reservas de etan

%d blogueiros gostam disto: