Clipping de Relações Internacionais

Iêmen anuncia morte de líder da Al-Qaeda

Posted in Ásia & Oceania, Paz & Conflito by Leila Yatim on 16/01/2010

Iêmen – AP e Reuters – 16/01/2010.

Seis militantes da Al-Qaeda foram mortos ontem em um ataque aéreo no norte do Iêmen, em uma campanha do governo contra o grupo terrorista. Entre eles estaria um importante líder militar da organização, Qassim al-Raimi, condenado em 2005 por planejar o assassinato do embaixador dos EUA.

O bombardeio contra dois veículos aconteceu na Província de Jouf, a 190 quilômetros ao noroeste da capital Sanaa, uma das três onde a Al-Qaeda tem forte presença. Duas pessoas, que estavam em um dos carros, fugiram. No início de janeiro, o governo local despachou milhares de soldados para Jouf e para as províncias de Marib e Abyan, com o auxílio e o treinamento da unidade contraterrorista dos EUA.

Al-Raimi havia escapado da prisão em 2006, junto com outros 21 insurgentes. Ele era considerado o principal chefe militar do braço da rede terrorista no Iêmen. Com ele, foram mortos, segundo as autoridades iemenitas, Ayed al-Shabwani, Ammar al-Waeli e Saleh al-Teys.

Todos eram procurados pelos serviços de segurança iemenita e americano. Al-Shabwani era um dos mais perigosos membros do grupo autodenominado Al-Qaeda na Península Arábica. Ele fornecia esconderijo para militantes em sua fazenda em Marib, província oriental montanhosa onde estão localizados campos de petróleo e gás de grandes companhias internacionais.

Gregory Johnsen, um estudioso do Iêmen da Universidade Princeton, afirmou que a morte de Al-Raimi seria “um golpe muito significativo contra a Al-Qaeda na Península Arábica”, embora incapaz de provocar o fim do grupo.

“Ele é o indivíduo mais perigoso do grupo, com base em suas declarações e seu papel. Ele combateu no Afeganistão e foi decisivo para reconstruir a organização e planejar e conduzir ataques.”

O governo local ainda tenta negociar a rendição do clérigo americano-iemenita Anwar al-Awlaki, que teria trocado e-mails com o psiquiatra do Exército americano que matou 13 pessoas em uma base do Texas, em novembro, segundo um funcionário do governo.

O Iêmen intensificou suas operações contra a Al-Qaeda após uma ala do grupo no país ter declarado que havia fornecido os explosivos com os quais um jovem nigeriano tentou explodir um avião americano que seguia para Detroit, em 25 de dezembro.

Disponível em: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100116/not_imp496643,0.php

Acesso em: 16/01/2010.

Tagged with: , ,

Comentários desativados em Iêmen anuncia morte de líder da Al-Qaeda

%d blogueiros gostam disto: