Clipping de Relações Internacionais

‘Estamos propondo fazer o bolo juntos’, rebate sueco

Posted in Américas, Regiões, Segurança Nacional & Defesa by Rodrigo Felismino on 07/01/2010

O Estado de S. Paulo – 07/01/2010

O diretor-geral da Saab no Brasil, Bengt Jáner, reafirmou ontem que o projeto do caça sueco Gripen NG para a renovação da frota da FAB é o mais interessante para o governo brasileiro porque representará um salto tecnológico para a indústria aeronáutica do País. Jáner argumentou que os projetos da França e dos Estados Unidos já estão prontos, enquanto o sueco está em fase de desenvolvimento, o que dá margem a “uma transferência de tecnologia inigualável”. A proposta da empresa sueca teria sido a melhor em relatório preliminar do Comando da Aeronáutica.

“Fizemos uma proposta interessante não só do ponto de vista técnico e industrial, mas também de transferência de tecnologia”, afirmou Jáner, que não teve acesso ao relatório da Aeronáutica que avaliou as propostas de fornecimento de 36 caças para a FAB. “O nosso projeto é diferente dos outros dois, que já estão prontos. Nós estamos propondo desenvolver um projeto em conjunto com o Brasil entre a Saab e a Embraer”, disse o diretor da Saab. “Estamos propondo fazer o bolo juntos.” Em sua estimativa, a parceria entre Brasil e Suécia deverá levar à produção de 2.500 caças nos próximos dez anos.

Segundo o diretor da Saab, o compromisso da empresa com o governo brasileiro é que 40% do projeto do Gripen NG seja desenvolvido no Brasil e 80% da estrutura do caça seja produzida no País. “A fuselagem intermediária, média, as asas, as portas grandes de pouso serão fabricadas no Brasil”, disse Bengt Jáner.

Vera Rosa, Eugênia Lopes

Disponível em: http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2010/1/7/estamos-propondo-fazer-o-bolo-juntos-rebate-sueco. Acesso em 7/1/2010.

Comentários desativados em ‘Estamos propondo fazer o bolo juntos’, rebate sueco

%d blogueiros gostam disto: