Clipping de Relações Internacionais

EUA, Reino Unido e França reabrem embaixadas no Iêmen

Posted in Oriente Médio, Regiões, Terrorismo by Andressa S. Dallo on 05/01/2010

Estadão – 05/01/2010

A embaixada dos EUA no Iêmen reabriu nesta terça-feira depois de ficar fechada durante dois dias por causa das ameaças da Al-Qaeda contra alvos ocidentais no país. Ao anunciar a reabertura, a embaixada destacou as “bem sucedidas” medidas de segurança adotadas pelo Iêmen. Reino Unido e França também anunciaram a reabertura de suas representações diplomáticas.

“As operações bem-sucedidas de contraterrorismo conduzidas pelas forças de segurança do Iêmen em 4 de janeiro no norte da capital resolveram uma área específica de preocupação e contribuíram para a decisão de retomar as operações”, afirmou a embaixada americana, em comunicado.

“Os EUA parabenizam o governo do Iêmen por seus esforços para cortar as redes da Al-Qaeda na Península Arábica e reiteram seu compromisso de continuar a apoiar esses esforços”, acrescentou a embaixada norte-americana.

França e Reino Unido decidiram manter fechadas suas seções consulares. As medidas de segurança aumentaram consideravelmente há dois dias ao redor dos edifícios das embaixadas, e as ruas próximas permanecem bloqueadas.

A vigilância também foi aumentada na região do aeroporto. Outras embaixadas como a alemã e a japonesa anunciaram ontem o fechamento de seus consulados por motivos de segurança.

Uma operação conduzida pelas forças de segurança iemenitas na segunda-feira em Arhab, 40 km ao norte de Sanaa, matou dois supostos membros da Al-Qaeda e feriu outros três.

Disponível: http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,eua–reino-unido-e-franca-reabrem-embaixadas-no-iemen,490702,0.htm
Acesso: 05 de Janeiro de 2010

Comentários desativados em EUA, Reino Unido e França reabrem embaixadas no Iêmen

%d blogueiros gostam disto: