Clipping de Relações Internacionais

EUA congelaram US$2 bi em depósitos do Irã no Citibank–jornal

Posted in Oriente Médio, Política & Política Externa by Nejme Joma on 12/12/2009

WASHINGTON (Reuters) -12/12/2009.

Uma corte norte-americana secretamente congelou no ano passado mais de 2 bilhões de dólares mantidos pelo Irã em contas no Citigroup, informou reportagem do jornal “Wall Street Journal” neste sábado, citando documentos legais.

A corte distrital da região sul de Nova York, agindo em parte com informações do Departamento do Tesouro do país, ordenou ao Citibank congelar os depósitos em junho de 2008, informou o jornal.

O dinheiro está em contas mantidas pelo Clearstream Banking AG de Luxemburgo , uma subsidiária do alemão Deutsche Boerse AG, informa a reportagem.

O Citibank, o Clearstream e o governo iraniano não quiseram comentar o assunto, disse o jornal.

O Clearstream negou administrar fundos para o Irã, de acordo com os documentos citados pelo Wall Street Journal e está para ter os recursos liberados.

Empresas norte-americanas são proibidas de fazer negócios com o Irã. Não há indicação que o Citibank soubesse que os fundos em questão pertenciam ao Irã, disse o jornal.

O dinheiro é parte de uma batalha envolvendo famílias de soldados mortos ou feridos em um bombardeio ocorrido em 1983 em Beirute, no Líbano, que uma corte norte-americana entendeu que foi organizada pelo Irã.

Em 2007, um juiz ordenou Teerã a pagar 2,7 bilhões de dólares em indenizações às famílias das vítimas.

Advogados das famílias que pleiteavam indenizações requereram ao Tesouro que procurasse informações sobre ativos iranianos mantidos nos Estados Unidos, o que levou a uma ordem secreta da corte a congelar os recursos nas contas do Clearstream no Citibank, disse o jornal.

O caso vem à tona num momento em que o governo Obama considera a adoção de mais sanções contra o Irã por causa de seu programa nuclear.

Disponível em: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPE5BB01020091212?pageNumber=1&virtualBrandChannel=0

Comentários desativados em EUA congelaram US$2 bi em depósitos do Irã no Citibank–jornal

%d blogueiros gostam disto: