Clipping de Relações Internacionais

Favorito à eleição uruguaia, Mujica critica o Mercosul

Posted in Américas, Política & Política Externa by Ana Carolina Rosso on 28/11/2009

Montevidéu – Estadao – 28/11/2009

Embora favorável à integração regional, o candidato do governo à presidência do Uruguai, José Mujica, disse ontem que “o Mercosul anda manco e na miséria” e precisa ser melhorado urgentemente. Mujica, da Frente Ampla, é o favorito amanhã no segundo turno da eleição presidencial uruguaia. Segundo pesquisas, ele tem 51% das intenções de votos.

A decepção de Mujica com o Mercosul reflete uma opinião comum entre os uruguaios. Nos últimos anos, a imposição de barreiras aos produtos provenientes do Uruguai nos mercados brasileiro e argentino reforçaram o clima de decepção com o bloco.

“Apesar dos defeitos institucionais que o Mercosul possui, não pensamos em reduzir o bloco”, disse Mujica. No entanto, o candidato e provável futuro presidente sustenta que é preciso “lutar para que a região possa ter acordos muito mais abertos com outras regiões do mundo”. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,candidatos-uruguaios-criticam-o-mercosul,473542,0.htm Acessdo em: 28/11/2009

Tagged with: , ,

Comentários desativados em Favorito à eleição uruguaia, Mujica critica o Mercosul

%d blogueiros gostam disto: