Clipping de Relações Internacionais

Obama discutirá desarmamento nuclear do Irã com líder russo

Posted in Controle de Armas, Armas Nucleares & Desarmamento by Leila Yatim on 14/11/2009

Cingapura – EFE – 14/11/2009.

O presidente russo, Dmitri Medvedev, tratará em Cingapura com o colega dos Estados Unidos, Barack Obama, sobre o andamento das negociações para a assinatura de um novo acordo de desarmamento nuclear e da crise iraniana, informou nesta sexta-feira o Kremlin.

Ambos os líderes “analisarão o andamento das negociações sobre o novo acordo nuclear que substituirá o Start, que encerra em 5 de dezembro”, afirmou Serguei Prikhodko, assessor do Kremlin, citado pelas agências russas.

Medvedev e Obama, que se reunirão na cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), acordaram em julho em Moscou que o novo tratado fixaria entre 1,5 mil e 1.675 o nível máximo de ogivas nucleares, e entre 500 e mil o de portadores que poderá ter cada país.

Após várias rodadas de negociações em ambas as capitais e em Genebra ainda persistem as divergências, como reconheceu nesta semana o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, Nikolai Makarov.

Conforme a imprensa russa, a última discordância esta no desejo do Kremlin pelo fim das inspeções americanas às fabricantes de mísseis intercontinentais Bulava e Topol.

Os mísseis balísticos são as armas mais temíveis do arsenal estratégico russo e que mantém a Rússia em paridade nuclear com os EUA. Para as autoridades russas, as inspeções são “unilaterais” e um reflexo da desconfiança que existia entre ambas as potências durante a Guerra Fria.

Irã

Quanto à crise nuclear iraniana, as autoridades russas mantêm que a postura é manter as negociações “independentemente das dificuldades apresentadas”.

“O preço é alto demais. Estamos falando em tranquilidade, segurança e do regime de não-proliferação nuclear. As negociações devem prosseguir sem interrupções”, disse Prikhodko.

Recentemente, Medvedev não excluiu a imposição de sanções internacionais contra o Irã se não avançarem as negociações para solucionar a atual crise nuclear.

Nesta semana, a chancelaria afirmou que ainda está à espera da confirmação oficial por parte do Irã sobre a proposta da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) para o enriquecimento de urânio em território russo.

Disponível em: http://www.mre.gov.br/portugues/noticiario/internacional/selecao_detalhe3.asp?ID_RESENHA=638879

Acesso em: 14/11/2009.

Tagged with: , , ,

Comentários desativados em Obama discutirá desarmamento nuclear do Irã com líder russo

%d blogueiros gostam disto: