Clipping de Relações Internacionais

Brasil promete cortar até 38,9% das emissões de CO2 até 2020

Posted in Américas, Meio-Ambiente by Lucas S. on 14/11/2009

São Paulo – 13/11/09

O governo assumiu o compromisso de reduzir de 36,1% a 38,9% suas emissões de gases causadores do efeito estufa estimadas para 2020, disse a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, a jornalistas em São Paulo nesta sexta-feira. Segundo a minsitra, a meta prevê um crescimento anual da economia brasileira de 4% a 6%.

Segundo a ministra, essa é a faixa com que o país vai trabalhar com base em “ações voluntárias”. Dilma disse ainda que foi levado em conta um crescimento do PIB de 4 por cento a 6 por cento ao ano até 2020.

 “Nosso objetivo com isso é assumir uma posição política nesse caso, mostrando que o Brasil tem compromissos com o desenvolvimento sustentável”, afirmou Dilma.

 

 O Brasil pretende desempenhar papel-chave na cúpula mundial sobre o clima, marcada para o mês que vem em Copenhague, capital da Dinamarca e, com essa oferta de redução, pretende convencer os países ricos a anunciarem metas próprias. 

 

Anteriormente, o governo já havia anunciado o compromisso de reduzir em 80% o desmatamento da Amazônia até 2020, o que representa um corte de 20% nas emissões dos gases-estufa. Segundo o Ministério do Meio Ambiente significa corte de cerca de 580 milhões de toneladas de CO2.                   

As negociações na capital dinamarquesa têm o objetivo de chegar a um acordo que suceda o Protocolo de Kyoto, de 1997, para reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa, apontados como responsáveis pelo aquecimento global.   

 Entre os principais entraves para um acordo estão divergências sobre como dividir os esforços de redução de emissões entre países desenvolvidos e em desenvolvimento e de onde sairão bilhões de dólares em recursos apara ajudar os países pobres a fazerem frente às mudanças no clima.                                  

 Disp.: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,brasil-promete-cortar-ate-389-das-emissoes-de-co2-ate-2020,466154,0.htm

Acesso: 14/11/09

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Monique said, on 08/12/2009 at 0:08

    Em 1997,foi estipulado o Protocolo de Kyoto, em que os países se uniam para diminuir os agentes causadores do aquecimento global.É claro que a diminuição de gases poluidores significa inicialmente uma desaceleração de alguma produção que pode interferir na economia,porém pode-se com o tempo inventar outrar maneiras de aceleração que nao agrida o meio ambiente.

    Alguns países não aderiram e para variar os EUA estavam presentes entre estes.È necessário uma conscientização mundial que nao vivemos sozinhos no planeta e que todos temos que nos unir para preservar a Terra.Do que adianta a economia crescer, progredir se nao existirá mais o mundo?

    Sim, o mundo pode acabar!O Brasil estipular algumas metas não passa de sua obrigação com sua população, que é a que sofre imediatamente e com o resto do planeta.Entretanto, cada um precisa fazer sua parte não só os paises mas as pessoas ,individualmente.Portanto, faça a sua parte.


Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: