Clipping de Relações Internacionais

Navios das Coreias do Norte e do Sul se enfrentam

Posted in Ásia & Oceania, Paz & Conflito by Ana Carolina Rosso on 10/11/2009

Coreia do Sul – Estadao – 10/11/2009

Navios das duas Coreias trocaram tiros pela primeira vez em sete anos nesta terça-feira, 10, danificando embarcações dos dois lados e aumentando as tensões às vésperas de uma viagem do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, à Ásia.

 

A Coreia do Norte usa frequentemente ações militares para forçar a entrada do país na agenda diplomática e tem buscado negociações diretas com o governo Obama ao mesmo tempo que alarmou potências mundiais na semana passada ao anunciar que produziu plutônio que pode ser usado em armas atômicas.

 

Mais cedo, uma autoridade norte-americana informou que os EUA devem decidir nos próximos dias se trava negociações diretas com a Coreia do Norte que podem significar a retomada de conversas com potências regionais sobre o desarmamento nuclear do país.

 

A Coreia do Sul denunciou o que chamou de incursão de um navio de patrulha norte-coreano em suas águas territoriais no Mar Amarelo, o que provocou uma breve troca de tiros no local onde as duas Coreias travaram dois conflitos que deixaram mortos na última década.

 

O navio patrulha do regime comunista de Pyongyang “aparentemente sofreu danos”, assinalou esse responsável de Defesa. Na fronteira marítima em águas do Mar Ocidental já aconteceram enfrentamentos no passado, com baixas entre navios das duas Coreias.

 

Não houve vítimas no incidente desta terça-feira, que deixou uma embarcação sul-coreana com várias marcas de disparos e um navio de patrulha norte-coreano bastante danificado.

 

“A Coreia do Norte está adotando uma postura agressiva para mostrar que não está descuidando de sua segurança”, disse Yang Moo-jin, professor de assuntos norte-coreanos da Universidade do Sul.

Analistas geralmente veem as investidas militares norte-coreanas como uma maneira do país buscar alavancar sua posição nas negociações.

 

O país acusa a Coreia do Sul de iniciar o último incidente. “As autoridades militares sul-coreanas deveriam fazer um pedido de desculpas ao Norte pela provocação armada”, disse um oficial militar norte-coreano, segundo a agência KCNA.

 

Em 2002, navios de guerra norte-coreanos dispararam contra navios da Coreia do Sul e provocaram quatro mortos e 18 feridos, em um episódio que levou Pyongyang a se desculpar posteriormente.

Três anos antes, em 1999, aconteceu outro enfrentamento que acabou com o naufrágio de um navio de Pyongyang e a morte de cerca de 80 marinheiros.

 

A zona de fronteira marítima entre as duas Coreias é especialmente conflituosa, já que Pyongyang rejeita a polêmica Linha do Limite do Norte (NLL), estabelecida no final da Guerra da Coreia (1950-1953) pelas tropas da ONU lideradas pelos EUA.

 

Trata-se de uma linha fronteiriça que é objeto de disputa por ambas partes, que se acusaram mutuamente de violá-la em numerosas ocasiões.

 

A Coreia do Norte assinalou, em inúmeras vezes, que as incursões de seu vizinho do sul são “premeditadas” para intensificar a tensão, enquanto Seul repete acusações similares contra Pyongyang.

 

O enfrentamento aconteceu no meio das tentativas internacionais para que a Coreia do Norte retome as negociações dirigidas a sua desnuclearização.

 

Pedido de desculpas

 

O regime comunista da Coreia do Norte pediu a Seul que se desculpe pelo enfrentamento no Mar Ocidental (Mar Amarelo) que provocou sérios danos a uma patrulha norte-coreana, informou a agência sul-coreana Yonhap.

 

Segundo o Ministério sul-coreano de Defesa, uma patrulha norte-coreana ultrapassou a linha de fronteira marítima entre os dois países, o que levou a uma troca de tiros entre navios de ambos os países, o primeiro confronto desse tipo em sete anos.

Disponivel em: http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,navios-das-coreias-do-norte-e-do-sul-se-enfrentam,463867,0.htm Acesso em: 10/11/2009

Comentários desativados em Navios das Coreias do Norte e do Sul se enfrentam

%d blogueiros gostam disto: