Clipping de Relações Internacionais

CRONOLOGIA-Ascensão e queda do Muro de Berlim

Posted in Europa, Social & Questões Culturais by Helen Schossler on 10/11/2009

Alemanha – Reuters – 09/11/2009

O Muro de Berlim foi derrubado 20 anos atrás, em 9 de novembro de 1989. Veja abaixo algumas datas importantes na história do Muro de Berlim.

* 15 de junho de 1961. Como um número crescente de alemães orientais mudava-se para Berlim Ocidental em meio a uma piora nas condições e aos temores de que a fronteira fosse fechada um dia, o líder comunista da Alemanha Oriental, Walter Ulbricht, declara: “Ninguém pretende construir um muro”. Milhares leram as entrelinhas e acelerou-se o êxodo.

* 13 de agosto de 1961. Depois da meia-noite, soldados da Alemanha Oriental começam a erguer o que Ulbricht chama de “barreira de proteção antifascista.”

* 15 de agosto de 1961. Criando uma imagem duradoura, o soldado da Alemanha Oriental Conrad Schumann é fotografado pulando uma parte da divisão com arame farpado em direção ao Oeste.

* 19 de agosto de 1961. Ocorre a primeira morte no Muro, quando um homem cai tentando passar do apartamento de cobertura na Bernauerstrasse, em Berlim Oriental, para Berlim Ocidental.

* 24 de agosto de 1961. Data geralmente aceita como o primeiro assassinato cometido por guardas de fronteira depois que o muro foi erguido. Acredita-se que Guenter Litfin, de 24 anos, tenha sido morto a tiros enquanto cruzava a nado o rio Spree.

* 17 de agosto de 1962. Peter Fechter, de 18 anos, sangra até a morte numa terra de ninguém após ser baleado enquanto tentava escapar. Um cinegrafista ocidental gravou a cena por cerca de uma hora até os guardas levarem o corpo embora.

* 26 de junho de 1963. O presidente dos EUA, John Kennedy, anda numa limusine conversível por Berlim Ocidental. “Ich bin ein Berliner” (Eu sou um berlinense), diz ele numa demonstração de solidariedade.

* 11 de março de 1985. Mikhail Gorbachev, de 54 anos, torna-se líder da União Soviética e inicia reformas cautelosas.

* 12 de junho de 1987. Perto do Portão de Brandenburgo, o presidente dos EUA, Ronald Reagan, exorta: “Sr. Gorbachev, derrube este Muro.”

* Janeiro de 1989. Protestos populares contra o governo da Alemanha Oriental tornam-se maiores e mais disseminados, mas o líder Erich Honecker insiste: “O Muro permanecerá por 50, talvez 100 anos.”

* 10 de setembro de 1989. A Hungria rompe com o Pacto de Varsóvia e oficialmente abre a fronteira com a Áustria para alemães orientais, criando a primeira rachadura na Cortina de Ferro. Milhares de “turistas” da Alemanha Oriental vão para o Ocidente.

* 7 de outubro de 1989. A Alemanha Oriental comemora seu 40o aniversário. Alemães ocidentais festejam a visita de Gorbachev, considerado um libertador, cantando “Gorby, Gorby!”

* 18 de outubro de 1989. Honecker é forçado a renunciar “por questões de saúde” em meio a protestos crescentes.

* 4 de novembro de 1989. Meio milhão de pessoas participam de uma manifestação pela democracia em Berlim Oriental.

* 9 de novembro de 1989. O sucessor de Honecker, Egon Krenz, diz ao partido que todos os alemães orientais podem ir para a Alemanha Ocidental a partir do dia seguinte que solicitarem um visto de saída.

Uma confusão relacionada ao anúncio leva, em minutos, os berlinenses do Leste a pressionar os postos de fronteira. Até meia-noite, centenas de milhares derrubam o Muro e chegam a Berlim Ocidental.

Disponível em: http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPE5A809Q20091109?sp=true Acesso em: 10/11/2009

Comentários desativados em CRONOLOGIA-Ascensão e queda do Muro de Berlim

%d blogueiros gostam disto: